Home » Blog » Estreia o espetáculo “BIG CHOP: Uma Ebó Feminegra”

Estreia o espetáculo “BIG CHOP: Uma Ebó Feminegra”

No próximo dia 26 de março, estreia, em formato de videoarte, o espetáculo “BIG CHOP: Uma Ebó Feminegra” , que ressignifica o cabelo crespo. Composto pela narrativa teatral e quatro mesas temáticas, o projeto apresenta a importância da estética para as mulheres negras em uma programação virtual gratuita, sempre às 19h, até o dia 10 de abril, no canal Rosas Negras – Youtube.

No espetáculo, criado pela atriz e pesquisadora Fabíola Nansurê, o cabelo crespo ganha protagonismo. Ele é mostrado com o corte black power, dreads, tranças, penteados e apliques. Para a representação dessa pluralidade do cabelo crespo, Fabíola Nansurê pesquisou sobre a Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê, concurso de beleza e exaltação da mulher negra, o Big Chop Coletivo, evento alagoinhense de discussão racial, e a Marcha do Empoderamento Crespo, movimento político. “O processo todo inicia na atriz, para depois reverberar no público. O espetáculo fala do empoderamento a partir do cabelo crespo, da valorização e da validação desse cabelo crespo. Fala sobre a estética preta, sobre o cabelo, sobre os traços, sobre ser preta”, explica Fabíola.

Em versão videoarte, a obra conta ainda com a participação de Márcia Lima, Denise Corrêa e Ariane Souza. Jarbas Bittencourt e Tina Melo assinam a direção musical e direção artística, respectivamente, enquanto Nando faz a direção de fotografia.

A programação virtual de BIG CHOP – Uma Ebó Feminegra tem apoio financeiro da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado da Bahia (programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO

O quê? BIG CHOP – Uma Ebó Feminegra.

Quando: De 26 de março a 10 de abril.

Onde: Youtube – Canal Rosas Negras.

Quanto: Gratuito.

Mais informações: Clique aqui.

scroll to top