No próximo dia 02 de julho, o público poderá conferir gratuitamente a estreia do espetáculo Mãe de Santo, interpretado pela atriz Vilma Melo, primeira atriz negra vencedora do prêmio Shell em 2017. A peça, traz um posicionamento firme e de orgulho das histórias contadas e passadas por gerações e documentando como as mulheres afro-brasileiras são diálogos, corpos sagrados e que utilizam o homem como complemento de suas narrativas e vivências. O espetáculo foi escrito pela autora teatral Renata Mizrahi, a partir dos textos e relatos de Helena Theodoro, além da direção geral do cineasta Luiz Antônio Pilar. A temporada do espetáculo acontecerá no canal do Sesc, de 2 a 25 de julho, sextas, sábados e domingos, sempre às 19h.
“Mãe de Santo” é para além do arquétipo, das vestimentas e acessórios característicos da religião. A peça traz mulheres que também vivenciam o particular. Ou seja, são pessoas que possuem tristezas, perdas, felicidades, medos, angústias e papéis importantes na sociedade. Apesar de estereotipadas, essas figuras religiosas são plurais e , muitas vezes, sem o acolhimento que necessitam, ressignificam suas histórias em prol do viver individual e do coletivo existentes nas comunidades que lideram.
Mãe de santo é a expressão da minha felicidade, do meu compromisso, da minha fé. Um projeto que nasceu em 2018, após conhecer Mãe Celina de Xangô e vislumbrar sua montagem trazendo à cena histórias de tantas mulheres quem admiro, me inspiram e me orientam. – Conta o idealizador/produtor Bruno Mariozz
No traço da materialidade, as mães podem ser vistas como depósitos para desenvolvimento de outros seres, onde se gera, cria e educada com intuito de integrar a sociedade. Já na não materialidade o espetáculo aborda a mulher é cabaça, que contém e é contida por representar a vida. A ancestralidade dessas mulheres pretas empodera o cotidiano, os estudos, a família, a carreira profissional – a posição social e ainda fortalece o enfrentamento do racismo diário.
A atriz Vilma Melo irá também ministrar a oficina Ponto de vista: A criação da encenação individual. Uma oficina gratuita online, prática e teórica, onde a proposta é estudar cenas teatrais em monólogos, que apresentam o protagonismo feminino e debater alguns desses temas e os enredos. A oficina também trabalhará a relação com a construção do processo de escrita, colocando em foco essa protagonista que está representada na história por diversas mulheres, tendo como ponto de partida o texto da peça MÃE DE SANTO. A oficina é destinada para estudantes de teatro, profissionais e interessados em encenação, a partir dos 18 anos.
FICHA TÉCNICA
Argumento/texto Helena Theodoro
Direção Luiz Antônio Pilar
Com Vilma Melo
Texto Renata Mizrahi
Direção de Arte Clivia Cohen
Assistente de direção Ruth Alves
Direção de Fotografia Daniel Leite
Trilha Sonora Wladimir Pinheiro
Sonoplastia Vilson Almeida
Iluminação Anderson Rato
Programação Visual Patrícia Clarkson
Designer, comunicação e Mídias Sociais Rafael Prevot
Assistente de Mídias Sociais Ana Nerys
Assessoria de Imprensa Alessandra Costa
Direção de produção Bruno Mariozz
Produção Palavra Z Produções Culturais
SERVIÇO:
Temporada: de 02 a 25 de julho de 2021
Horário: 19h
Exibição online: www.youtube.com/portalsescrio
Duração: 40 min
Ingresso: acesso gratuito
Classificação indicativa: 12 anosSERVIÇO OFICINA: Carga horária: 10 encontros – 3 horas cada – 30 h
De 13 de julho a 3 de agosto – terça, quarta e quinta – de 9h às 12h
Classificação etária: a partir de 18 anos