Home » Blog » Cultura » EVENTO CONVIDA PARA DISCUSSÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS PRETAS NA GESTÃO CULTURAL

EVENTO CONVIDA PARA DISCUSSÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS PRETAS NA GESTÃO CULTURAL

Em busca de promover diálogos para aumentar a construção de agendas culturais com participantes negros, o encontro “Enegrecer a Gestão Cultural” convida para um debate online e gratuito, nos dias 10 e 11 de novembro no canal YouTube, “Enegrecera Gestão Cultural”.

Segundo a Associação Brasileira de Ongs (Abong), no Brasil existem pouco mais de 781 mil organizações civis em atividade. Quase 15% delas atuam em arte e cultura. As mulheres constituem a maior parte da força de trabalho empregada: são 6.663 nas OSs e 28.376 nas OSCIPs. Pouco mais de 53 mil OSC (organizações de sociedade civil) mantêm vínculos empregatícios. E 46,14% das pessoas que atuam em ONGs e associações da sociedade civil são negras e pardas. Enquanto os homens brancos têm a maior participação (44,92%) na faixa dos salários mais altos (mais de 20 salários mínimos), as mulheres negras são a maioria nas faixas que representam os menores salários (entre meio e três salários mínimos).

Para fomentar as conversas e colocar em evidência a necessidade da promoção de agendas e ações para a modificação deste cenário, nomes conhecidos que lutam pela causa fazem parte da programação.

Serão 18 participantes, 9 horas de conteúdos e 4 eixos de discussão a seguir:

1 – Estrutural, Institucional e Individual – que racismo é esse?;

2 – Diversidade e Inclusão = Proporcionalidade e Integração?;

3 – Capitalismo stakeholder e a Economia Criativa – quais são as partes interessadas?

4 – Descentralização, democratização e as insurgências periféricas na cultura.

O evento é uma produção da Ponte Agência de Cultura – que colabora com o enegrecimento da gestão cultural e conta com a parceria do Memorial Minas Vale | Instituto Cultural Vale.

Saiba mais em: http://www.instagram.com/ponteagenciadecultura

scroll to top