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Evento discute o perfil do novo consumidor negro e marca nova fase de site focado em público afrodescendente

Lançamento de novo portal do Correio Nagô traz a Salvador o cientista social João Paulo Cunha e o jovem carioca Rene Silva criador do twitter “Voz das Comunidades”. Encontro promoverá debate sobre a Classe C e a inserção do público afrodescendente

 

correio nagoEm 2008, um portal de notícias surgia em Salvador para dar conta de um público específico que na maioria das vezes era esquecido pelas empresas de comunicação. Assim surgia o portal Correio Nagô, do Instituto Mídia Étnica (IME), com foco na comunidade afrodescendente. Quatro anos depois, após uma “repaginada” e a criação de novos canais, o portal se tornou referência no país.

 

Para marcar o lançamento da nova versão do portal, que está atento ainda às mudanças da Economia, o IME promoverá no dia 16 de outubro, às 8h30, no Edifício Mundo Plaza, em Salvador, o debate “Mídia, Consumo e Classe C”, com especialistas em Comunicação e Economia. “Este encontro tem como objetivo criar um diálogo com o mercado publicitário baiano sobre a nova classe C que nos últimos anos, além de aumentarem seu consumo têm buscado mais visibilidade e reconhecimento da sociedade”, destaca um dos diretores da instituição, Paulo Rogério Nunes.

 

Segundo informações do Governo Federal, 80% da Classe C é formada por afrodescendentes e a comunicação que os reflita é uma demanda dessa classe social. “Queremos apresentar o nosso portal como um veículo especializado para que os anunciantes dialoguem com esse público. Nosso portal vem há quatro anos cobrindo as demandas sociais, políticas e culturais desse segmento”, complementa Nunes.

 

Para discutir estas novas mudanças, o IME traz a Salvador o cientista social e especialista em pesquisa sobre o comportamento dos consumidores da Classe C, João Paulo Cunha. Consultor do Instituto Data Popular, Cunha se juntará, em um café da manhã, ao jovem carioca, Rene Silva, que aos 17 anos se tornou conhecido nacionalmente ao relatar através do seu twitter “Voz da Comunidade” a ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Atualmente, com 19 anos, Rene é também consultor da Rede Globo em programas como “Esquenta”, “Malhação” e fará participação na próxima novela da emissora chamada “Salve Jorge”.

 

Portal – Especializado em cultura negra e diversidade, o Correio Nagô está ainda mais interativo e moderno nessa nova versão que incluí um aplicativo para celulares. O site foi criado em 2008 no formato blog, mas foi em 2010 com a criação de uma rede social que o portal começou a ser conhecido por quem se interessa por cultura ao usar o conceito de jornalismo participativo onde qualquer pessoa pode enviar artigos, fotos ou vídeos.  “Com as mudanças recentes, o portal quer se posicionar como uma plataforma de conteúdos múltiplos visando aumentar suas aplicações móveis e maior produção audiovisual.” comenta Rosalvo Neto, coordenador de audiovisual da instituição. Para o futuro, a previsão do site é de  criar uma TV web e inserir outras ferramentas colaborativas para produção de notícias.

 

“Decidimos criar o portal ao identificar que havia uma lacuna no número de notícias voltadas para o segmento negro. Hoje, em todo o Brasil, são poucos os sites que produzem notícias para esse público que compõe mais de 50% da população brasileira e vem mostrado que é um mercado consumidor importante”, ressalta Ilka Danusa, também diretora da instituição.

 

A participação no site é feita também por colaboradores de diferentes estados e uma equipe de blogueiros convidados. “O Correio Nagô possui uma rede de jovens correspondentes nos estados do Nordeste que tem como objetivo aumentar o fluxo de informação sobre o tema negro oriundo desses locais e possibilitar a melhoria na formação profissional dos jovens participantes. Temos um diferencial em relação a outros portais na internet, pois  somos do terceiro setor e temos a preocupação constante com a educação e formação dos nossos correspondentes”, acrescenta André Santana, editor do portal.

 

Além de blogs, chats, fóruns e um aplicativo para celular, o Correio Nagô traz ainda uma parceria com uma das maiores universidades de tecnologia do mundo, o Center for Civic Media do Massachusetts Institute of Technology (MIT) , para o envio de conteúdos para o portal sem a necessidade do usuário ter internet do celular. A ideia é que comunidades remotas e  sem acesso a rede mundial, como quilombolas e indígenas, possam também usar o site.

 

História – Idealizado a partir da mobilização dos comunicadores do Instituto Mídia Étnica, o Correio Nagô é hoje o principal site focado no público negro no Nordeste e um dos mais influentes do Brasil no segmento. A expressão Correio Nagô refere-se à transmissão de conhecimento e informação através da linguagem oral, uma das formas de resistência encontradas pelos primeiros negros escravizados trazidos à força para o Brasil.

 

Veículos segmentados no público negro são comuns em diversos países do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, sites como BlackPlanet.com possuem milhões de usuários e focam em notícias de interesse da comunidade negra. Até grandes grupos de comunicação como o Washington Post e MSBC buscam dialogar com esse público com sites como TheRoot.com e TheGrio.com. 

 

SERVIÇO

 

16/10 (terça-feira), 8h30 – Mídia, Consumo e Classe C – Café da Manhã com profissionais de publicidade e marketing, no Mundo Plaza (Avenida Tancredo Neves), Salvador. Para convidados, informações: 71.8870-5804 (Ilka Danusa). 

 

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