Home » Blog » Evolução Hip Hop retorna Ao Vivo na Educadora FM

Evolução Hip Hop retorna Ao Vivo na Educadora FM

Programa prepara comemoração de 10 anos no ar

Este sábado, 05 de agosto, será especial para os ouvintes do Programa Evolução Hip Hop, na Rádio Educadora da Bahia (107,5 FM). Após um tempo exibindo apenas um setlist de sucessos da música RAP e de outros gêneros da música negra, o comunicador DJ Branco volta a apresentar o programa ao vivo, com muita música, entrevistas, agenda de eventos e muita informação para os admiradores da cultura e do movimento hip hop. O programa começa às 17h e pode ser acompanhado pelo www.irdeb.ba.gov.br

O Evolução Hip-Hop é um programa independente, produzido pela CMA HIP-HOP (Comunicação, Militância e Atitude Hip Hop), com conteúdo educativo, informativo e de entretenimento, contribuindo com a luta de enfrentamento ao racismo, a intolerância religiosa e para a garantia de direitos.

Música RAP nas Ondas do Rádio

Os artistas do RAP tem um espaço garantindo para divulgar suas canções na rádio baiana. Não somente as músicas, mas também as ações, projetos e reivindicações dos que constroem o movimento hip hop tem presença certa nas ondas do programa Evolução Hip Hop, que há quase dez anos ocupa uma hora da Faixa Negra da Rádio Educadora, emissora pública que integra o Instituto de Rádio Difusão Educativa da Bahia.

O programa estreou em novembro de 2007 e, desde então, todos os sábados, das 17h às 18h, abre espaço para a música negra na batida dos samples dos DJ e nas palavras de protesto (mas também de afetos) dos Mc´s, com entrevistas exclusivas, cobertura de shows e agenda dos movimentos sociais.

Idealizador do programa, o comunicador Hamilton Oliveira, conhecido no cenário artístico e político como Dj Branco, conta ao Correio Nagô que não é nada fácil colocar no ar um programa como o Evolução. “No inicio as críticas foram pesadas, diziam que uma rádio conceituada como a Educadora FM não poderia ter em sua programação um programa de hip-hop que toca música Rap, ‘música de bandido’, como chamavam. Nossa resposta foi com muito trabalho, responsabilidade e dedicação”.

As respostas do público da rádio ao novo conteúdo foram positivas. A própria emissora passava por uma séria transformação, abrindo espaço para a diversidade de gêneros musicais e incorporando mais informação na sua programação, estreando programas como o Tambores da Liberdade, dedicado à música dos blocos afro, o Rádio África, para o sons produzido no continente africano, e o Multicultura, uma revista cultural diária, entre outras novidades.

“Logo nos primeiros meses, despontamos em primeiro lugar em audiência do horário, ganhando pra outras rádios”, conta Dj Branco que lista as conquistas ao longo desta década: “ Fomos o único programa de rádio da Bahia a ser indicado ao prêmio Prêmio Dynamite de Música Independente. Ganhamos três prêmios nacionais, o ultimo em 2015, que foi o Prêmio Camélia da Liberdade “Ação Afirmativa, Atitude Positiva”, categoria “Veículos de Comunicação”, junto com iniciativas nacionais como o jornal O Globo, a TV Brasil e Rádio Nacional do Rio”, pontua.

A proposta do programa não ficou restrita às ondas do rádio. “Levamos o Evolução Hip-Hop para um diálogo corpo a corpo com os ouvintes através dos projetos “Evolução Hip-Hop nos Bairros” e “Batalha de Break – Evolução Hip-Hop”, conta Dj Branco.
Questionado pelo Correio Nagô o que representa esses dez anos de programa, tanto para a música RAP como para a comunidade negra, Dj Branco faz sua avaliação:

“Essa década na Educadora FM representa crescimento, perdas e ganhos. Embora um dos principais ganhos tenha sido o alto nível de visibilidade das pautas e ações do movimento hip-hop e dos movimentos sociais e a contribuição para a desconstrução de estereótipos e preconceitos, se verifica que o Evolução Hip-Hop ainda é subestimado quanto a sua importância na sociedade”.

A falta de apoio daqueles que ainda desacreditam e que ainda “viram as costas” ao pedido de apoio para a manutenção do programa, levou o Evolução a deixar de ser apresentado ao vivo há três meses. O retorno desde sábado, 05/08, se deve, em parte, por um apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que se comprometeu na manutenção do Evolução durante seis meses. A outra parte é graças à garra e resistência ativista de Dj Branco.

“Agora estamos em busca de parceiros para nos ajudar com a realização da festa de 10 anos do programa, e idealizando varias ações para ampliar o nosso diálogo com os ouvistes e com a comunidade. Enfim, o Evolução Hip-Hop não é apenas um programa de rádio, e sim um projeto para além da rádio”, ressalta o comunicador.

Para finalizar, Dj Branco faz questão de agradecer todo apoio e suporte técnico que recebe da equipe da rádio educadora e destaca dirigentes que apoiaram a proposta ao longo desta década como o ex-diretor da Rádio Educadora FM, Mário Sartorello, criador da Faixa Negra, a atual diretora Daniela Souza, e toda equipe do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), sob a direção de Flávio Gonçalves.

Acompanhe também o Evolução Hip Hop e apoie essa iniciativa
Site: http://www.educadora.ba.gov.br/evolucaohiphop/
Facebook: https://www.facebook.com/evolucaohiphop/

André Santana é editor e coordenador do Portal Correio Nagô.

 

scroll to top