Mostra poderá ser visitada gratuitamente até o próximo dia 30, no Pelourinho
Redação Correio Nagô – Durante todo o mês de novembro, a Casa do Benin, no Pelourinho, recebe a exposição coletiva “Áfricas”, composta por obras dos artistas Jones Santos e Lucas Batatinha. A mostra gratuita fica em cartaz até o dia 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h.
De acordo com a produção, a exposição é um registro das artes plásticas e visuais “dentro da indústria do carnaval, inspiradas em designers de estamparia”.
“Nela, percebe-se uma representação da linguagem latino-americana, que reúne influências europeias, indígenas e africanas, com destaque para a cultura do Benin. A exposição reafirma a identidade afro-brasileira, utilizando-se da diversidade de cores e elementos da arte geométrica, com simbologia que traduz interpretações da África na diáspora”.
Artistas – Soteropolitano, Jones Santos é bacharel em Artes Plásticas, licenciado em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira. Como artista plástico, utiliza a técnica acrílica sobre tela, atuando também na área de designer e estamparia. Em 2010, assumiu a Presidência da Associação Afro-brasileira de Artistas Plásticos – Onipé Eró.
Já Lucas Batatinha nasceu no Centro Histórico de Salvador e é designer gráfico e artista plástico, com passagem pela Escola de Belas Artes da Ufba. Já trabalhou com decoração carnavalesca e é autor de fantasias para blocos expressivos do carnaval, como o Olodum, Filhos de Gandhi, Banda Didá, entre outros.