Neste domingo, 25/09, o Bloco Alvorada realiza Exposição da Cultura de Matriz Africana com samba e caruru, no Pelourinho
O mês de setembro não poderia terminar sem o tradicional Caruru do Bloco Alvorada, tão aguardado quanto o mais popular prato da culinária afro-baiana. Isso porque o encontro não celebra apenas a gastronomia, é uma Exposição da Cultura de Matriz Africana e acontece dia 25 de setembro, domingo, a partir das 15h, no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, com muito samba, marca das festas do Alvorada. As atrações são os grupos Relicário, Samba Meu, Bambeia e Negros de Fé, que receberão um time de sambistas convidados, entre eles: Aloísio Menezes, Gal do Beco, Valdélio França, Marco Poca Olho, Arnaldo Rafael e Romilson.
O acesso solidário é de R$ 10,00 (dez reais). A realização do Bloco Alvorada conta com o apoio do Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBA.
Mais antigo – Criado há mais de 40 anos no bairro do Gravatá, Centro de Salvador, o Bloco Alvorada é o mais antigo bloco de samba a desfilar no carnaval da cidade, sempre defendendo a bandeira do samba, em sua diversidade de gêneros, e valorizando os artistas da terra. Ao longo do ano, a entidade realiza diversas atividades aliando música aos símbolos e manifestações da cultura negra da Bahia, com destaque para a religiosidade de matriz africana. E se é ritual na Bahia é a distribuição de caruru completo no mês de setembro em homenagem às crianças, celebradas pelos gêmeos Cosme e Damião, o Alvorada não podia ficar de fora desta tradição.
SERVIÇO
O que? Exposição da Cultura de Matriz Africana, com distribuição do tradicional caruru
Quando? dia 25 de setembro, domingo, a partir das 15h
Onde? no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho
Atrações? Grupos Relicário, Samba Meu, Bambeia e Negros de Fé e os convidados Aloísio Menezes, Gal do Beco, Valdélio França, Marco Poca Olho, Arnaldo Rafael e Romilson.
Quanto? Acesso solidário é de R$ 10,00 (dez reais)