O jovem sociólogo e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Fábio Nogueira lança, na noite desta sexta-feira (8), o livro “Clóvis Moura: Trajetória Intelectual, Práxis e Resistência Negra”, na Casa Amarela, sede do PSOLBahia, localizada no Campo Grande, em frente ao antigo Hotel da Bahia, Centro de Salvador. O evento irá contar com as presenças de militantes do movimento negro, lideranças comunitárias de Salvador e do professor de Comunicação da USP Dennis Oliveira que irá fazer a apresentação do livro.
O sociólogo Fábio Nogueira explica que a obra analisa a formação do pensamento de Clóvis Moura, buscando entender a trajetória de vida do intelectual negro associada à produção acadêmica. Nogueira salienta que o historiador Clóvis Moura deu ênfase ao fenômeno da resistência negra à escravidão a partir de uma perspectiva militante. Nogueira lembra que Moura escreveu mais de 20 livros nas áreas de História, Sociologia e Literatura.
” Clóvis Moura foi um autor que, infelizmente, ficou esquecido pelas Academias brasileiras. Um autor importante para entendermos o significado do quilombos à resistência à escravidão. Entendermos o papel ativo dos negros no processo de luta contra o sistema escravocrata no Brasil. Clóvis Moura, na minha opinião, é o intelectual negro mais importante do Brasil!”, destaca Fábio Nogueira.