Home » Blog » Cultura » Familiares de Mãe Stella de Oxóssi contam histórias da yalorixá dia 12 de agosto na Casa do Benin

Familiares de Mãe Stella de Oxóssi contam histórias da yalorixá dia 12 de agosto na Casa do Benin

Encontro integra programação preta idealizada pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, para a Festa Literária Internacional do Pelourinho

Inspirada nos ensinamentos e escritos da imortal Mãe Stella de Oxossi, Odé Kayodê, a Casa do Benin traz a frase “Nosso Tempo Agora”, como lema para a sua programação predominantemente preta que integra a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô+), que homenageia na edição de 2023 a yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá. Seguindo os ritos ancestrais e tradicionais dos ensinamentos nos terreiros de religiões de matriz africana, a oralidade, no sábado 12 de agosto, a partir das 16h, familiares vão contar histórias da matriarca.

Essa e outras atividades literárias e artísticas da Casa do Benin dentro da Flipelô+ 2023 são uma realização da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos. O encontro intitulado “Iyás Minhas Raízes – Mãe Stella de Oxóssi em Memórias de Família”, terá a participação dos sobrinhos Thomazia Azevedo, Tereza Azevedo e Adriano Azevedo. As histórias da mãe de santo, que ficou à frente do Afonjá por mais de quatro décadas, serão trazidas à tona a partir de memórias afetivas.

35 Anos da Casa do Benin na Flipelô+ 2023
Participe da Flipelô+ desde a primeira edição, em 2017, a Casa do Benin traz uma programação predominantemente negra para a festa literária, na busca de evidenciar e valorizar a diversidade que há na literatura negra e a sua transversalidade com outras linguagens artísticas – a culinária, a poesia, a música, teatro, fotografia – e outros elementos das culturas afrodiaspóricas. Dentre as participações especiais temos o ator Jorge Washington e sua Culinária Musical, a egbomi Vovó Cici, a historiadora Vanda Machado, o poeta Lucas de Matos, entre outros. De quinta (10) a domingo (13), ocorre a Feira Olojá: Feira de Livros, Artesanais e Afetos – Ocupação Aláfia, das 10h às 19h.

A Casa
Na encruzilhada que dá acesso ao Pelourinho, Taboão, Santo Antônio Além do Carmo e Barroquinha, um casarão branco nos lembra cotidianamente há 35 anos o intercâmbio sociocultural e político entre dois países, uma relação que é retomada entre os anos de 1986 e 1988, no projeto Bahia-Benin, encabeçado pelo então prefeito de Salvador na época, Mário Kertész, através da recente criada Fundação Gregório de Mattos (FGM). Fluxo e refluxo, que deu origem à Casa do Benin, equipamento cultural inaugurado no dia 06 de maio de 1988. Dentro das comemorações, ocorre a exposição Lapso Temporal – Casa do Benin, 35 anos, com fotografias e documentos do Acervo Arlete Soares. Um chamamento imagético que reacende as relações Bahia-Benin.

scroll to top