Home » Blog » Cultura » Feijoada Yemanjá é Black chega à 4ª edição celebrando a cultura negra

Feijoada Yemanjá é Black chega à 4ª edição celebrando a cultura negra

Evento tem novo endereço com vista privilegiada para a praia do Rio Vermelho, em Salvador, e escultura com estética afro da Rainha do Mar 


De casa nova, a Feijoada Yemanjá é Black chega ao 4º ano com novidades para o público que já consolidou o evento como a melhor opção para saudar a Rainha do Mar no dia 2 de Fevereiro. Com vista para o mar, a festa no Santa Maria, Pinta e Nina Bar e Restaurante– no Largo de Santana– será embalada pelo 
cantor Dão e a sua Caravana Black, o grupo Samborim participação da cantora Céllia Nascimento, a partir das 13h. 

O novo espaço conta com janelas amplas que permitem vista privilegiada também para a Colônia de Pescadores Z1, de onde sai o presente principal para a Rainha do Mar. O casarão tem dois pavimentos: o primeiro será reservado para abrigar a estrutura do restaurante onde será servida a feijoada, um lounge para descanso, banheiros e, no segundo, ocorrerão os shows.

 

Mantendo o foco na mistura de linguagens artísticas, alguns ingredientes foram adicionados este ano. Além da música e das artes cênicas, a edição 2015 do Yemanjá é Black irá abrir espaço para uma exposição com a temática da festa. A primeira obra será instalada no lounge: uma escultura da homenageada do dia, confeccionada exclusivamente para o evento, pelo artista plástico e compositor Gilson Nascimento.

 

Reforçando o movimento de afirmação da identidade negra, a obra que tem traços da raiz africana remonta a origem de uma das festas mais populares da capital baiana irá recepcionar os participantes deste ano, dividindo o espaço com outros trabalhos do artista. E as novidades não param por aí. Como parte da programação do lounge, a atriz e musicista Eneida Baraúna contará histórias da mitologia africana relacionadas a Yemanjá, entoadas por músicas do cancioneiro popular.

 

O salão principal, no 2º pavimento, será o palco dos shows, com mais um bar, além dos banheiros. Ambos os espaços proporcionam vista para o mar. A abertura da programação musical ficará por conta do Samborim que traz o ritmo tradicional com repertório diversificado composto de composições próprias e de artistas como Carlinhos Brown, Grupo Revelação, Edson Gomes, Arlindo Cruz, Seu Jorge, Natiruts, Turma do Pagode, O Rappa entre outros.

 meire

Atração principal da festa, Dão é referência da nova geração da música negra da cidade. Com sua blackmusic contemporânea, faz um show envolvente com uma mescla de ritmos brasileiros e africanos. Também com estilo que é resultado de várias influências, a cantora, atriz e compositora paulista Céllia Nascimento faz participação especial com sua MPBLACK, misturando sons brasileiros.

 

Encerrando as inovações do Yemanjá é Black 2015, a estilista Madalena Silva, da Negrif, anfitriã do evento junto com o ator Jorge Washington, do Bando de Teatro Olodum, irá realizar um desfile com a última coleção da marca que tem que tem sido referência para o público que aposta na moda que alia tendência étnica com a moda cotidiana e moderna. Madá também assina a estampa da camiseta que dá acesso a festa.

 Videos Gilson Nascimento e Carina 027

Com a primeira edição realizada em 2012, com a produção da publicitária Ilka Danusa, a Yemanjá é Black se firma como movimento de afirmação da consciência identitária negra. Todo o conceito do evento tem como foco o respeito a história, a cultura e o legado civilizatório africano. Da escolha das atrações musicais até as demais manifestações artísticas, passando pela decoração, são fundamentados num conteúdo elaborado a partir de uma perspectiva que rememore a ancestralidade negra presente na origem e cotidiano da capital baiana.

 

 

SERVIÇO:

 

O que: Feijoada Yemanjá é Black

Quando: 2 de Fevereiro

Onde: Santa Maria Bar e Restaurante, localizado no Largo de Santana, Rio Vermelho

scroll to top