A 11ª edição da FEIRA PRETA CULTURAL acontece de 11 a 17 de novembro na Casa das Caldeiras (Av. Francisco Matarazzo, nº 2000 ) e comemora o mês da Consciência Negra com o tema O Poder da Mulher Negra. O evento é promovido pelo Instituto Feira Preta, em parceria com produtores de moda, dança, gastronomia, cinema, teatro, artes plásticas, fotografia. Shows como Samba da Vela e Fabiana Cozza, Hyldon, Carlos Dafé, Leci Brandão, Os Opalas, e Renegado estão na programação.
O primeiro dia da Feira Preta será dedicado a uma ação social. A entrada para o evento é uma doação do KIT Natal (1 pacote de fralda + 01 Brinquedo Novo + 01 Kilo de Alimento não-perecível). As doações serão distribuídas para as vítimas das quatro favelas destruídas por incêndios nos últimos meses.
Cerca de 50 expositores da capital e de outras localidades estão confirmados, entre eles, autores, artesãos, artistas plásticos, estilistas, designers, chefes de cozinha e músicos da cidade e vindos de outros Estados como Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Outra novidade de 2012 é o tema de TURISMO AFRO, em parceria com a CONE e SP Turis.
A 11ª edição da Feira Preta vai homenagear a Mulher Negra pela sua influência na luta contra a discriminação racial e social e na construção da sociedade Brasileira com contribuições políticas, culturais e sociais. Segundo o estudo Retrato da Desigualdade, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a mulher negra hoje ocupa o último lugar da hierarquia social brasileira. Apesar de todas as lutas as mulheres negras não perderam a garra e a feminilidade, explica Adriana Barbosa.
Com o objetivo de divulgar a contemporaneidade e diversidade da cultura afro-brasileira nas diversas áreas culturais, a Feira Preta faz parte do calendário oficial da cidade e, neste ano, celebra 11 anos de realização transformando a Feira em um Circuito Cultural de uma semana, que abrigará diversas atividades culturais, seminários e oficinas. A proposta da Feira Preta é colocar em pauta a cidade de São Paulo como pólo de produção cultural contemporânea afro-brasileira e criar um roteiro afro para o mês