Home » Blog » Feira reúne afroempreendedores no Pelourinho

Feira reúne afroempreendedores no Pelourinho

16/11/2018 | às 15h20

Desta sexta até domingo (18), a Feira de Afroempreendedores 2018 reúne gestores de 20 negócios no largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, das 11h às 21h.

A inciativa é resultado da capacitação promovida pelo e Instituto Alvorada – mantenedora do bloco Alvorada – e Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) ao longo de seis meses.

A entrada é gratuita para visitação dos estandes com produtos nas áreas de moda, artesanato, gastronomia e serviços, além de shows com grupos de samba a partir das 18h (sexta e sábado) e às 17h (domingo).

As aulas do curso gratuito de empreendedorismo ocorreram na sede da SPD e contemplaram a formação empresarial englobando planejamento, gestão, marketing, negócios e inovação até a exposição ao mercado visando à viabilidade dos negócios. As visitas técnicas para conhecimento da estrutura técnica e administrativa de empreendimentos consolidados – como a que ocorreu na estamparia do bloco Cortejo Afro – foram intercaladas com as aulas teóricas e consultoria para oferecer os participantes do projeto capacitação e orientação personalizadas.

Dentre as empresas que participam da feira estão: Cris e Rose Doces e Salgados, Lua Clara Massoterapia, Oparáfro, Candaces Moda Afro, Blackpim, Delícias da Safira, Grife Sankofa Ágbára Dúdù, Jane Decorações, Malikáfrica, Jaci Trindade Turbantes, Nepomuceno Artes Gráficas, Dona Luz Bolsas e Acessórios, Duda’s Personalizados, Tanjó Artesanatos, L&M Moda, Acessórios e Estética e Carlão Multimarcas.

Programação

No sábado, a abertura do evento contará com desfile dos produtos dos negócios que integram o projeto, às 16h. As noites serão animadas por grupos de samba. Lu Santana e Negros de Fé com participação de Arnaldo (Samba de Cozinha) são as atrações da estreia. Partido Popular, com participação de Marco Poca Olho (Samba Tororó), garante a samba de roda do sábado. No domingo, é a vez do Relicário Samba Meu, com participação de Aloísio Menezes, e Bambeia, com participação de Valdélio França.

A proposta era oferecer para as empresas lideradas por negros a qualificação necessária para competir na realidade do mercado. A formação foi voltada para empreendimentos liderados por mulheres ou jovens da capital baiana. A seleção consistiu nas etapas de pré-seleção e entrevista considerando critérios como capacidade de inovação, diversidade de gênero e étnico-racial, ter mulheres e jovens (18 a 29 anos) como sócios, viabilidade técnica e impacto social.

O projeto foi contemplado pelo Edital da Década Afrodescendente da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e a feira é pautada nas recomendações da Década Estadual dos Afrodescendentes – no eixo desenvolvimento – de melhoria dos processos de produção e comercialização de produtos e serviços liderados por negros.

O Edital da Década Afrodescendente tem como objetivo a redução das vulnerabilidades sociais e econômicas da população negra, principalmente dos segmentos de povos e comunidades tradicionais, juventude e mulheres negras. Os projetos, que contam com investimento de aproximadamente R$ 2 milhões, são executados em datas emblemáticas do calendário da luta racial, ao longo do ano, a exemplo do Julho das Pretas, Agosto da Igualdade e Novembro Negro.

A relação com fomento do empreendedorismo remonta ao surgimento da SPD, que é a primeira organização civil negra do Brasil. Formalizada em 1832, a APD – Sociedade de Previdência, Assistência Social, Pecúlio e Fomento Econômico e Social nasceu com o propósito de comprar alforria e custear a capacitação profissional de ex-escravos, para casos de invalidez, além de oferecer amparo à família dos que morriam. Já o bloco Alvorada – primeiro bloco dedicado exclusivamente ao samba – desde sua fundação, em 1975, leva para a avenida temas que abordam a cultura e a religiosidade de matriz africana.

Programação de shows

Sexta-feira, 16 de novembro

18h – Lu Santana

19h – Negros de Fé com participação de Arnaldo (Samba de Cozinha)

Sábado, 17 de novembro

18h – Partido Popular com participação de Marco Poca Olho (Samba Tororó)

Domingo, 18 de novembro

17h – Relicário Samba Meu com participação de Aloísio Menezes

19h – Bambeia com participação de Valdélio França

Da Redação do Correio Nagô.

scroll to top