A Fundação Pedro Calmon, por meio da sua biblioteca virtual, disponibilizou um rico acervo fotográfico que registra trechos importantes da história negra contemporânea. A exposição fotográfica “Lentes Negras: festas, festejos e celebrações” tem curadoria e autoria do fotógrafo Lázaro Roberto. A intenção é retratar, através do olhar artístico, as comemorações, celebrações, festejos e costumes da população negra baiana nas suas mais diversas dimensões.
No início da década de 1990, Lázaro juntamente com mais dois jovens fotógrafos, formaram o ZUMVI arquivo fotográfico. Hoje o acervo de fotografias é gigantesco e riquíssimo, com mais de 30 mil fotos que ilustram, contam, revitalizam e preservam a memória da população negra na Bahia. Esse acervo revela a imensa determinação em representar as mais diversas manifestações populares em comunidades baianas.
Ao percorrer feiras, passeatas do movimento social negro, carnavais, festas religiosas etc, Lázaro está lá sempre, com sua eterna companheira, sua máquina fotográfica e seu olhar atento e sensível.
Confira: http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=144