O Bando de Teatro Olodum e a Mil Produções realizam, entre os dias 06 e 10 de abril, a 11ª edição do Festival de Arte Negra A Cena Tá Preta, em formato totalmente online e gratuito.
O Festival integra as comemorações pelos 30 anos de trajetória da companhia e apresentará sete espetáculos do repertório do grupo, entre montagem infantil e adulto, além de leitura dramática, mesa redonda e oficinas.
Os espetáculos que serão transmitidos pela internet contam com a direção ou atuação de artistas do Bando de Teatro Olodum. A leitura dramática e as ações formativas também serão realizadas no ambiente virtual por meio de videoconferência.
Na abertura do Festival, dia 06/04, 18h, acontece a palestra “A história do Teatro Negro no Brasil e sua dramaturgia”, com a doutora em Difusão do Conhecimento pela UFBA, Mabel Freitas, autora do livro “Bando de Teatro Olodum: uma política social in cena” (Editora UFPE, 2014). Logo depois, Mabel Freitas participa de mesa redonda, juntamente com o ator, diretor e dramaturgo Ângelo Flávio e mediação do ator Fábio Santana, sobre a temática da Performance Negra, com interação do público, que poderá enviar comentários e perguntas online.
Realizado pelo Bando de Teatro Olodum e Mil Produções, a 11ª edição do Festival de Arte Negra A Cena Tá Preta tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Bando de Teatro Olodum
Em 17 de outubro de 1990, nasceu em Salvador o Bando de Teatro Olodum, fruto de uma parceria entre o Grupo Cultural Olodum e artistas do teatro baiano (Márcio Meirelles, Chica Carelli, Maria Eugênia Millet e Leda Ornelas), convocando artistas negros, alguns sem experiências com as artes cênicas, outros com histórico de militância política e cultural na periferia da cidade.
Espetáculos
Entre os grandes sucessos da companhia que marcaram a história do teatro baiano estão: Ó Paí, ó, que ganhou versão para o cinema e uma série na tevê; a revista musical Cabaré da Rrrraça; a premiada versão afro-baiana para o clássico de Shakespeare Sonho de Uma Noite de Verão; a celebração à ancestralidade negra Bença e o infantil Áfricas, que contagia adultos e crianças.
Além dos mais de 20 espetáculos já montados nestes 30 anos, e de incursões no cinema e na televisão, o Bando leva o público à reflexão sobre os temas abordados em oficinas, debates e encontro com grupos de performances negras. São projetos como as Oficinas de Performance Negra e o Festival de Arte Negra A Cena Tá Preta, que anualmente dão destaque aos talentos das artes cênicas, comprometidos com a valorização da cultura afro-brasileira.
PROGRAMAÇÃO
TERÇA-FEIRA – 06/04
18h Abertura do Festival
Palestra: A história do Teatro Negro no Brasil e sua dramaturgia, com Mabel Freitas
Mesa Redonda: Ângelo Flávio e Mabel Freitas, mediador Fábio Santana
20h Espetáculo Vi(elas)
QUARTA-FEIRA – 07/04
10h às 13h Oficina: Música para Teatro, Jarbas Bittencourt
15h às 18h Oficina: Memória e Identidade – Corpo templo primeiro local de memórias, Cássia Valle.
20h Espetáculo Maloquêro
QUINTA-FEIRA – 08/04
10h às 13h Oficina: Preparação de ator/atriz – O Corpo em cena, Valdinéia Soriano e Ednaldo Muniz
18h Leitura dramática Travessias
20h Espetáculo adulto Se Deus Fosse Preto
SEXTA-FEIRA – 09/04
10h Oficina de Dança – O Corpo na Cena, José Carlos Arandiba (Zebrinha) e Arismar Adoné Jr.
17h Espetáculo Infantil Boquinha… E assim surgiu o mundo
20h Espetáculo adulto Nas Encruza
SÁBADO – 10/04
17h Espetáculo Infantil Sarauzinho da Calu
20h Espetáculo adulto Sarau Vozes Negras
Acompanhe toda a programação: https://www.youtube.com/user/bandodeteatro