Home » Manchete » Festival Afrofuturismo traz inovação e diversidade para Salvador

Festival Afrofuturismo traz inovação e diversidade para Salvador

Centro Histórico será transformado em cidade Afrofuturista para evento pioneiro no cenário mundial 

O Festival Afrofuturismo está na sua quinta edição e irá movimentar o Centro Histórico de Salvador, dias 20 e 21 de novembro de 2023. Promovido pelo Hub de inovação Vale do Dendê, o maior evento de futurismo da América Latina, reunirá em Salvador – Bahia, palestrantes nacionais e internacionais para discutir o tema “De volta para o Futuro”.

Convidados nacionais como Ubiraci Pataxó, mestre do saber e aprendiz de Pajé, Grazi Mendes – Head de Diversidade, Equidade e Inclusão na ThoughtWorks, Karen Santos – cofundadora da UX para Minas Pretas, Jonathan Haagensen – ator e produtor se unirão a personalidades internacionais a exemplo de Adah Parris, futurista e presidente do Mental Health First Aid England e do grupo consultivo do Centre for Cultural Value, a cantora colombiana Carol Mosquera e Yuniya Khan – fundadora do Projeto Emerge entre outros nomes em um intercâmbio para apresentar novas narrativas relacionadas ao tema central do evento, destacando a importância do Continente Africano no desenvolvimento econômico e tecnológico, bem como o impacto do processo de colonização.

No Pelourinho, a Casa Vale do Dendê e centros culturais e históricos como o Museu de Energia, o Museu Eugênio Teixeira, o Casarão Dezessete, a Faculdade de Medicina da Bahia, a Praça Tereza Batista e o Largo Quincas Berro D’Água serão transformados em espaços onde a criatividade, inovação, cultura e tecnologia serão exploradas, resultando em novas formas de pensar e produzir o cenário futurista para esta e as próximas gerações. 

O evento que integra a programação do Salvador Capital Afro e tem como patrocinadores oficiais o iFood, YouTube e a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador – Prefeitura Municipal de Salvador, contará com programações simultâneas. 

Nesta edição, uma parceria inovadora com a Diversity Atlas permitirá a coleta instantânea de dados sobre diversidade, cultura e demografia baseando-se na ancestralidade e história pessoal de cada participante do evento. A abordagem orientada por dados representa uma maneira inovadora de promover a diversidade e a inclusão, e o Festival Afrofuturismo é um bom espaço para esta experiência tendo em vista a expertise da empresa australiana no mapeamento dos dados para elaboração das estratégias de diversidade, inclusão e desenvolvimento. Há expectativa da participação de uma delegação composta por executivos e de artistas de Gana no festival. O passaporte que dá acesso aos dois dias do festival pode ser adquirido pela plataforma Sympla.

Desde 2018, o Festival Afrofuturismo passou por diversas fases e modelos e vem se consolidando como evento de referência para inovadores e criativos de todo o Brasil. Este reconhecimento coloca Salvador no mapa global de eventos ao lado de Austin (SXSW), Cannes (Festival de Cinema e Publicidade), Lisboa (Web Summit), Nova Orleans (Essence Festival) e outras cidades globais. A iniciativa de utilizar dados para promover a diversidade e a inclusão certamente fortalecerá ainda mais a posição do Festival Afrofuturismo como um evento visionário e pioneiro no cenário mundial.

Serviço:

O quê: Festival Afrofuturismo – Ano V

Onde: Centro Histórico de Salvador – Bahia

Quando: 20 e 21 de novembro de 2023

Contato: festivalafrofuturismo@gmail.com

Passaporte: www.sympla.com.br/evento/festival-afrofuturismo-ano-v/2190411

scroll to top