Até o próximo dia 13 de agosto, o Festival de Culturas Surda apresenta uma programação variada abordando a multiculturalidade
nessa comunidade através vídeo poesias em imagens e Libras.
Neste ano, o festival conta com cinco mesas de debate, sempre às 19h, precedidas e encerradas por vídeo poesias, onde a linguagem audiovisual e a potência expressiva da Língua Brasileira de Sinais, Libras, se mesclam.
Tendo as pessoas não ouvintes ou de baixa audição como protagonistas,
o evento se propõe a ampliar a visibilidade de suas diferentes demandas nas artes e na cultura e na esfera social. Todo evento será transmitido ao vivo no Youtube da organização. O tema central, neste ano, é a multiculturalidade, expressa por meio das diferentes culturas existentes dentro da comunidade não ouvinte e nas distintas maneiras de se ser surdo.
Todas as mesas são mediadas por Edinho dos Santos, poeta surdo, slamer e educador da instituição. Elas são acessíveis em Libras e contam com legendagem e interpretação para o português. O Festival é organizado pelo Núcleo de Educação e Relacionamento, visando o protagonismo do sujeito surdo e a ampliação da visibilidade das diferentes demandas dessa comunidade, tanto no universo das artes e da cultura, como na esfera social, reafirmando a luta por direitos e reconhecimento dessa parcela da população brasileira.
SERVIÇO:
Festival de Culturas Surdas
De 9 a 13 de agosto (segunda-feira a sexta-feira)
Mesas de debate: transmitidas diariamente, ao vivo, sempre às 19h
Programação artística: abre e fecha as mesas de debate no Youtube e fica disponível posteriormente para visualização até o dia 22 de agosto, no site do Itaú Cultural –