Estrelas do cenário percussivo brasileiro e mundial terão o Candeal Pequeno de Brotas, em Salvador, como grande ponto de encontro nos dias 23, 24 e 25 de setembro, quando acontece o LALATA – II Festival Internacional de Percussão, idealizado pelo artista Carlinhos Brown. A diversidade e a originalidade da música instrumental percussiva irão, mais uma vez, posicionar a capital baiana como centro de produção, difusão e intercâmbio dessa arte. O LALATA é uma realização da Pracatum Escola de Música e Tecnologia, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vendas abertas no Sympla.
Três estilos de percussão contemporânea serão contemplados pelo festival: percussão de Rua, de Efeito e Eletrônica, que juntas abordam conceitos musicais, tecnológicos e culturais. Na programação, também estão previstos workshops musicais e exposição de instrumentos. O cenário do LALATA traz a assinatura do consagrado artista plástico baiano Bel Borba, que vem buscando inspiração nas especificidades da comunidade do Candeal para cumprir essa missão.
Mais do que um evento para ser vivido e celebrado pelo público, o LALATA é a celebração da história do bairro do Candeal, que há muitas gerações vem revelando ao mundo sua musicalidade, nascida de uma população visceralmente ligada às suas matrizes africanas e que tem no tambor seu ícone de libertação. Além disso, o festival faz o devido reconhecimento à música instrumental percussiva, que se tornou um traço cultural intrínseco da Bahia, podendo ser ouvida seja em eventos religiosos, festivos ou de entretenimento.
Vale lembrar que, nos anos 1980, nascia no bairro o Vai Quem Vem, movimento cultural percussivo de grande impacto para a música produzida na Bahia. O movimento, liderado pelo artista e multi-instrumentista Carlinhos Brown, desencadeou um processo de invenção rítmica na qual se destacam inovações performáticas e instrumentais. Esse laboratório de rua desembocou na formação da banda Timbalada nos anos 1990, e consolidou o timbau como uma marca da estética musical do bairro. O Candeal, então, tornou-se conhecido nacional e internacionalmente como espaço criativo e produtor expressivo de música percussiva, tendo solo fértil para o surgimento de diversos ritmos musicais autóctones.