Nesta 4ª. edição o Festival Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude traz uma Mostra Artística que aborda temas como medo, ancestralidade, identidade e direitos da criança de forma lúdica e divertida.
De 13 a 18 de abril de 2023, o festival traz em sua programação os seguintes espetáculos: O Pequeno Herói Preto, com direção de Cristina Moura e Luiza Loroza (RJ), que narra a aventura de Super Nagô, um youtuber de 10 anos que descobre seus poderes através de sua família; BOO, da Minha Companhia (MG), que conta as aventuras cheias de desafios e superações das palhaças Brisa e Tecla em floresta inóspita e perigosa; A Casa Encantada, do grupo de Teatro Bonde da Calu (BA), que mistura arte circense, brincadeiras tradicionais e ancestralidade para refletir sobre direitos de crianças e adolescentes; e o espetáculo de dança Guigui, de João Rafael Neto (BA), que revela um olhar sobre a cumplicidade de um ciclista e sua bicicleta. O festival acontecerá pelas ruas e espaços culturais do fim de linha do Uruguai e nos teatros Gregório de Mattos e Espaço Xisto, no centro de Salvador. Além dos espetáculos, o Petiz terá outras atividades como oficina artística, visitas mediadas e contação de histórias com a pedagoga, escritora e pesquisadora Nini Kemba.
Os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no https://www.sympla.com.br/produtor/festivalpetiz, exceto o espetáculo Guigui, que será entrada franca. Mais informações pelo site www.festivalpetiz.com.br e pelas redes sociais (@festivalpetiz e web.facebook/festivalpetiz).
A curadoria da mostra artística desta edição foi realizada com participação de crianças de 07 a 11 anos, que assistiram os espetáculos inscritos e dentro de uma metodologia pensada para elas, foram de fundamental importância para a escolha final da programação. Segundo Beni, 10 anos, “Foi muito legal entender como é a escolha das peças. O Petiz é um festival para crianças e a escolha vai ser das crianças. Achei uma experiência bem interessante.”
Com um olhar afrofuturista, conceito que interliga a cultura africana à ficção científica, a peça carioca O Pequeno Herói Negro, solo infantojuvenil interpretado por Junior Dantas, apresenta Super Nagô, um youtuber de 10 anos que usa os conhecimentos de seus antepassados e da natureza para transformar positivamente a vida das pessoas ao seu redor. De olho na geração que já nasceu em conexão digital, a montagem apresenta cenário composto por luzes de LED e armações móveis, que vão mudando de formato de acordo com a cena.
O Festival Petiz é uma idealização de Poliana Bicalho, mãe, professora de teatro, produtora e mediadora cultural e Renata Berenstein, psicóloga, arte-educadora e diretora teatral. Nesta edição, o evento conta com a parceria da CRIARE – Projetos Culturais e Educacionais, do CBTIJ – Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude, da UQAM – École Supérieure de Théâtre, Sesc Bahia e Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura Municipal de Salvador. O projeto ainda faz parte da campanha de dinamização dos espaços culturais – Ocupe Seu Espaço.
O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.