Home » Blog » Festival virtual Samba de Rosas celebra as mulheres e a cultura afro-brasileira

Festival virtual Samba de Rosas celebra as mulheres e a cultura afro-brasileira

No próximo dia 27 de abril, o canal do youtube do Festival Samba de Rosas que reúne num único evento nomes do samba paulista e de expressões afro-brasileiras como a capoeira e a música de terreiro, para reverenciar a riqueza histórica do samba de roda. Os conteúdos inéditos serão exibidos nos dias 27, 28 e 29 de abril, das 20 às 22 horas e ficarão disponíveis no canal, que está recebendo inscrições desde o mês de março, quando foram lançadas as redes sociais do Festival Samba de Rosas. O evento contará com participaçõe de Nega Duda, samba de roda da Dona Rosa, Mestre Marquinha e Meninas da Capoeira Filhos de Gnadhi, Mônica Berezutchi e Filhas da Luz Dourada, Tatiana Bueno e Grupo Nó na Pedra, Cláudia Alexandre, Moisés da Rocha,

O Festival Samba de Rosas foi idealizado pelas cantoras Tatiana Bueno e Keli Aragão (Grupo Nó na Pedra). A ideia era lançar o festival no mês de março em homenagem ao Mês Internacional da Mulher, porém com as restrições por conta da pandemia a agenda precisou ser alterada.

A programação do Festival Samba de Rosas contará com a participação da sambadeira Nega Duda; grupo Samba de Roda da Dona Rosa (Mauá-SP); Mestre Marquinha e Meninas da Capoeira Filhos de Gandhi; Mãe Mônica Berezutchi (Associação Luz Dourada); Afoxé Filhos do Cacique e a cantora Tatiana Bueno com o grupo Nó na Pedra. Haverá intervenções da jornalista e pesquisadora Claudia Alexandre, com apresentação do radialista Moisés da Rocha, do programa O Samba Pede Passagem (Radio USP FM).

A ideia de homenagear o samba de roda fora do eixo do nordeste, principalmente do recôncavo baiano, onde esta expressão tem seus primeiros registros, é dar visibilidade e valorizar a presença da mulher na música popular brasileira, exaltando também uma musicalidade que tem a mulher negra como elemento fundamental.

O Festival Samba de Rosas virtual terá os seis episódios inéditos, gravados dias 18 e 25 de abril, no espaço de eventos Casa Blanca (Santo André – SP), em ambiente restrito, seguindo as orientações de distanciamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Serviço

Estreia do canal Festival Samba de Rosas
Homenagem paulista às mulheres do samba de roda, gravado no Casa Blanca, em Santo André (ABC Paulista)
Estreia: 27 de abril – 20 às 22 horas com 2 episódios; Episódios 3 e 4 (dia 28/4) e Episódios 5 e 6 (29/4)
Produção Executiva: Keli Aragão
Canal Youtube
Direção: Marco Antônio Machado (Brazil Films)

scroll to top