Momentos cotidianos do tradicional terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, no bairro do são Gonçalo, e de sua líder, Mãe Stella de Oxossi, foram registrados no documentário Folhas EnCantadas, que terá exibição gratuita na próxima quinta, 18/06, às 9h30, no Auditório do PAF III, no campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Ondina. O evento terá a presença de Mãe Stella, que além de yalorixá de uma das mais tradicionais casas de Candomblé do Brasil é imortal da Academia de Letras da Bahia.
O documentário é da professora de Letras da Ufba Alessandra Caramori, juntamente com o fotógrafo Antonello Veneri e o cinegrafista Stefano Barbi Cinti, ambos italianos. O trio reuniu imagens em movimento com fotografias para apresentar ritos do candomblé, ilustrar mitos, registrar cânticos em iorubá – com tradução em português -, entre outros elementos da cultura afro-brasileira que habitam o terreiro. O documentário de 20 minutos conta ainda com a trilha sonora do músico senegalês Doudou Rose Thoiume.
Baseado no livro ‘O Que as Folhas Cantam (Para Quem Canta Folha)’, de Mãe Stella e Graziela Domini, o filme Folhas EnCantadas foi criado para integrar o projeto Dicionário de Folhas do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, que busca transformar o conhecimento das folhas, seus mitos e cânticos em dicionário multimídia.
Da Redação do Correio Nagô