Home » Blog » Cultura » Filme “Genocídio e Movimentos” denuncia o extermínio do povo negro no Brasil

Filme “Genocídio e Movimentos” denuncia o extermínio do povo negro no Brasil

Selecionado para a Competitiva Baiana do XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema, o longa-metragem estreia no festival em duas sessões

Marcha do Movimento REAJA_foto divulgação

Gravado entre 2008 e 2016, em Salvador e no Rio de Janeiro, o filme longa-metragem “Genocídio e Movimentos” , terá sua primeira sessão este sábado (04), às 17h40, seguida de debate com os diretores, e a outra no domingo (05), às 13h20, ambas na sala 1 do Cine Metha – Glauber Rocha. 

O documentário tem direção coletiva de Andreia Beatriz, Hamilton Borges dos Santos e Luis Carlos de Alencar. A história parte do entrelace do processo criativo da perfomance solo do ator Gustavo Melo (intitulada “Eminência de destruição do corpo negro”) com a vida real, para refletir e debater o genocídio racial, denunciando o projeto político de extermínio da população negra no Brasil. E logo em sua abertura dispara um trecho de uma poesia de Luís Carlos: “A modernidade é a história da desgraça, entoada por um cortejo de cadáveres sobre o pavilhão do progresso”. 

O filme é um relato sobre a vida de pessoas pretas, do povo preto, num contexto de lutas e enfrentamentos ao processo contínuo de negação da humanidade preta, que se manifesta em práticas, políticas e projetos de exclusão, vulnerabilização e mortes que se renovam ciclicamente ao longo do tempo. 

E é nesse percurso, entre o processo de montagem do solo, da militância de movimentos sociais e de lutas e protestos de comunidades e lideranças negras, que diversos encontros e discussões com artistas, como diretor Joel Zito Araújo e o ator Hilton Cobra, além de ativistas como a socióloga Vilma Reis e Hamilton Borges que o enredo vai sendo tecido, incorporando fatos e problemáticas sociais urgentes, como as diversas chacinas que ocorrem no Brasil, a exemplo da chacina do Cabula, em 2015, que exterminou 12 jovens, entre 16 e 27 anos, durante uma operação policial. 

 

scroll to top