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Filme “Medida Provisória” torna-se case de distribuição de impacto

No dia 14 de abril, a Elo Company lançou nos cinemas de todo o Brasil um dos filmes mais aguardados dos últimos anos, “Medida Provisória”. Primeiro longa de ficção dirigido por Lázaro Ramos, a obra se passa num futuro distópico em que o governo brasileiro decreta uma medida que obriga os cidadãos negros a voltarem à África, como forma de reparar os tempos de escravidão. A partir desse conflito e da história de amor vivida pelos personagens de Taís Araújo (Capitú) e Alfred Enoch (Antonio), o filme debate questões sociais e mistura humor, drama e thriller.

Imagem do filme “Medida Provisória. Distribuição: Elo Company

Em uma sociedade estruturalmente racista, é necessário estudo, cuidado e respeito para mudar esses alicerces. O letramento racial é uma ação em busca por conhecimento sobre o tema, com o intuito de desenvolver a capacidade de interpretar códigos e práticas racistas que estão no dia a dia, fornecendo ferramentas para ampliar a luta antirracista. A intenção de levar empresas, ONGs e mestres/alunos para prestigiar o filme é propor uma reflexão a partir de sua narrativa e ampliar a discussão sobre o tema em diferentes âmbitos da sociedade – partindo do ambiente de trabalho para o familiar, em rodas de conversa com amigos, dentro de salas de aula, etc.

Facilitar o acesso das pessoas à cultura é uma meta consolidada nos projetos de Lázaro Ramos, que entende que barreiras sociais e econômicas podem distanciar o público de diversas obras teatrais, audiovisuais e musicais. Consciente da importância do “Medida Provisória” para a cultura e história do Brasil, e atrelando entretenimento à causas sociais, Lázaro e Elo Company, viabilizaram o projeto das sessões de impacto, em dois formatos:

1- Sessões fechadas com colaboradores de uma determinada empresa ou organização seguida de debate e ações de letramento racial;

2-  Sessões com participação de membros de comunidades, alunos e organizações sociais, patrocinadas por empresas comprometidas com o tema.

Diversas empresas já apoiaram a ação, como Genera e AmorSaúde, e outras três grandes marcas seguem organizando sessões fechadas com seus colaboradores.

 

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