O Festival A Cena Tá Preta, que acontece até o final de novembro, no Teatro Vila Velha (Campo Grande/Salvador), prestará uma homenagem a uma importante referência para o Bando de Teatro Olodum e para todos os artistas que atuam na performance negra: o ator e dançarino Mário Gusmão. Dentro do CineVila desta segunda-feira, 23/11, às 19h, tem exibição gratuita do documentário ‘Mário Gusmão, o Anjo Negro da Bahia’, realizado por Elson Rosário (2005).
O filme apresenta a vida e trajetória artística de Mário Gusmão por meio de uma série de entrevistas com personalidades que conviveram com ele, revelando o impacto que o artista causou no meio político-cultural de toda a Bahia. Após a exibição de ‘Mário Gusmão, o Anjo Negro da Bahia’ acontece um debate sobre o legado de Mario Gusmão, com o realizador do filme, Elson Rosário, que atualmente é presidente no Colegiado Setorial do Audiovisual da Bahia e membro do Conselho Consultivo da Associação dos Produtores e Cineastas da Bahia (APC-BA).
‘Mário Gusmão, o Anjo Negro da Bahia’ tem 55 minutos e traz depoimentos, entre outros, de Carlos Petrovich, Nilda Spencer, Oscar Santana, Orlando Senna, Deolindo Checcucci, Vilma Reis, Paloma Rocha, Carmen Paternostro, Vovô do Ilê Aiyê, Jefferson Bacelar, Jackson Costa, Carlinhos Brown e Carlos Betão. Para ilustrar as entrevistas, são apresentadas fotos, textos, cartazes, programas, trechos de filmes e materiais de divulgação de espetáculos teatrais e de dança deste que é considerado o primeiro ator negro formado pela Escola de Teatro da Ufba.
SERVIÇO
Festival A Cena Tá Preta – CineVila
Documentário ‘Mário Gusmão, o Anjo Negro da Bahia’, de Elson Rosário. Depois da exibição do filme tem debate com o realizador.
Dia 23 de novembro, segunda-feira, às 19h,
Gratuita
Informações: (71) 8879 4189 / 3083 4617