De 16 a 30 de junho, as fotógrafas Ester Cruz e Beatriz Andrade lançam o projeto 365Negro no Sesc Ceilândia, Distrito Federal. A exposição revela o enquadramento de rostos e corpos numa perspectiva que exalta o poder e a beleza do povo preto brasileiro. A mostra funcionará de segunda a sábado, das 10h às 18h. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a visita à exposição será agendada. Clique aqui e marque seu horário.
A curadoria da exposição levou em conta a importância simbólica de cada obra. Clicados como a realeza africana em diáspora, os modelos têm suas características valorizadas, traços fenotípicos que ainda hoje são rejeitados. Para as artistas, a fotografia também é usada como meio para humanizar a existência de pessoas historicamente excluídas numa sociedade construída sob bases racistas.
Tendo visibilidade e representatividade de corpos negros como prioridade em seus trabalhos, as artistas visuais estão desde 2019 enegrecendo o feed das redes sociais. O projeto tem como objetivo a publicação de uma foto de pessoas negras por dia para transpor o padrão racista, incentivar a autoestima e a luta pela emancipação dos corpos negros. Mais do que fotos, o 365Negro tem a ver com fortalecimento da identidade negra e a luta antirracista.
Ester Cruz e Beatriz Andrade, moradoras das cidades de Ceilândia e Gama, respectivamente, atuam no audiovisual há anos e compõem o grupo de artistas que contribuem para o projeto 365Negro.
Todas as obras fotográficas estarão disponíveis para compra.
SERVIÇO
Exposição 365Negro – Beatriz Andrade e Ester Cruz
De 16 a 30 de junho
Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Local: Sesc Ceilândia
Apoio: Sesc Ceilândia
Realização: FAC Aldir Blanc