A artista visual Mariana Cabral lançou o seu primeiro trabalho sobre a vida de cinco marisqueiras no Sul da Bahia. O fotolivro ‘Saberes: Flores e Frutos do Mar”, que já está disponível para leitura na versão online, destaca as histórias das marisqueiras Angelina, Rita, Dulciene, Maria Raimunda e Eduarda. Para conferir o resultado, acesse o site do Projeto Raiz de Maré.
Com foco na leitura visual de fotografias resultantes de vivências realizadas durante o mês de março de 2021, na Aldeia Zabelê (no município de Una), e no entorno da Associação de Pescadores e Marisqueiras do Bairro São Miguel (norte do municípios de Ilhéus), a artista mostra detalhes dessas mulheres e de suas histórias invisibilizadas. Os textos da jornalista Aline Frazão enriquecem a percepção sobre as formas de ver e viver o mundo das protagonistas.
“A fotografia está para além da estética, tem potencial transformador! Uma honra conhecer cada uma dessas mulheres e poder apresentar parte de suas histórias. Uma honra construir, junto a outras mulheres, essa travessia fotográfica de integração, diálogo e troca”, comemora Mariana. O fotolivro já está disponível em https://www.raizdemare.com/sobre-saberes-flores-e-frutos-do-mar .
“Saberes: Flores e Frutos do Mar” é um projeto produzido por uma equipe feminina, composta também por Naiara Gramacho e Potyratê Tê Tupinambá na produção; Marcela Bertelli na revisão; e Tacila Mendes na assessoria de comunicação. Sua realização tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Sobre a artista visual Mariana Cabral – Graduada em Design Gráfico pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, em Belo Horizonte, MG/ 2009. Realiza trabalhos de fotografia e design gráfico para revistas, festivais de cinema, teatro e música. Na sua trajetória, destacam-se registros etnográficos de culturas tradicionais e originárias. Atua também com captação e edição de vídeos, além de ser arte-educadora, ministrando oficinas de audiovisual em parceria com organizações não governamentais. A fim de ampliar vozes e compreensões de mundo, idealizou a série de fotografias ‘Raiz de MarÉ’, cuja primeira edição resultou no fotolivro ‘Saberes: flores e frutos do mar’, apoiado via Lei Aldir Blanc (Bahia).