Home » Revista » Funarte publica cartas inéditas de João do Rio | Funarte

Funarte publica cartas inéditas de João do Rio | Funarte

Untitled-1

Untitled-1

A Funarte acaba de publicar o livro Cartas de João do Rio , revelando o acervo descoberto pela pesquisadora Cristiane d’Avila – 71 cartas enviadas por João do Rio a João de Barros e Carlos Malheiro Dias, jornalistas e escritores portugueses que lutaram pela aproximação luso-brasileira no início do século XX, momento marcado por forte anti-lusitanismo. O lançamento está inserido na programação do Ano Brasil Portugal, e as cartas de João do Rio parecem ter profetizado essa celebração da aliança luso-brasileira.

Com prefácio de Zuenir Ventura e organização, introdução e notas de Cristiane d’Avila, o livro apresenta 778 notas explicativas sobre as pessoas e fatos tratados nas cartas. Os originais – cartas que compõem as 400 páginas da publicação – foram digitalizados dos acervos da Biblioteca Nacional de Portugal.

Cartas de João do Rio é resultado da pesquisa de doutorado da jornalista Cristiane d’Avila, realizada no Departamento de Letras da PUC-Rio, entre 2006 e 2010, em que ela investiga dois aspectos relevantes e pouco estudados da trajetória pessoal e profissional de João do Rio – a relação do cronista com a colônia portuguesa no Rio de Janeiro e em Lisboa, em especial com jornalistas, homens de letras e editores lusitanos; e a luta de João do Rio pela aproximação entre o Brasil e Portugal, em momento de afirmação da identidade nacional pela negação da herança cultural portuguesa.

Para o presidente da Funarte, Antonio Grassi, a edição de Cartas de João do Rio acontece num momento de grande importância cultural para Brasil e Portugal. “A publicação dessa correspondência mostra que João do Rio se preocupava em reaproximar Brasil e Portugal, num tempo de forte anti-lusitanismo. O livro é mais uma conquista dentre as celebrações do Ano Brasil Portugal. Esse lançamento também coloca João do Rio entre os importantes escritores já publicados pela Funarte. Ele foi um dos mais importantes jornalistas de seu tempo, que retratou os costumes do Rio de Janeiro, como nenhum outro de sua época. Com o livro, apresentamos ao leitor o estilo tão refinado de João do Rio, por um preço acessível.”

As cartas reunidas no livro

scroll to top