Home » Blog » Cultura » Funceb realiza encontro sobre ritos e processos artísticos com selecionados no Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger

Funceb realiza encontro sobre ritos e processos artísticos com selecionados no Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger

Dando continuidade ao Programa Educativo Funceb, no próximo sábado (11/12) a Fundação Cultural do Estado realizará o Encontro: Ritos, processos artísticos em curso, com premiado e selecionados com menção honrosa na 8ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, realizado pela Funceb. O encontro será aberto ao público, às 15h, no Palacete das Artes, em Salvador.

Na ocasião, os fotógrafos artistas visuais Adriano Machado, Bauer Sá, Diego Sei e Uiler Costa-Santos falarão sobre os seus processos artísticos em curso. O Encontro terá mediação do coordenador de Artes Visuais da Funceb, Marcelo Reis, e da assessora da Diretoria das Artes da Funceb, Rosana Moore.

(Foto: Diego Sei)

Premiados
O fotógrafo soteropolitano Diego Sei foi premiado com uma Residência Artística no Instituto Sacatar, com o ensaio “Onde a casa começa?”, desenvolvido nos povoados de Moreré e Monte Alegre com moradores nativos da Ilha de Boipeba. O ensaio busca preservar a memória de famílias de origem afro-indígena e defende o reconhecimento e demarcação dos territórios tradicionais.

O também soteropolitano Bauer Sá foi selecionado na categoria Ancestralidade e Representação com o ensaio “Corpos, Cadeira e Luz”, que reflete questões ligadas à identificação com a cultura africana e busca sintetizar nos gestos dos corpos, a esperança, a determinação e a reação ao processo de exclusão, conflitos raciais e sociais que o negro sofreu e segue sofrendo no Brasil e no mundo.  

Adriano Machado, de Feira de Santana (BA) foi selecionado na categoria Livre Temática e Técnica com a proposta “Estudos sobre natureza-morta”, com imagens que reúnem em si elementos que provocam tensões visuais para fazer uma leitura sobre a tradição da arte ocidental e a maneira como o termo natureza-morta é traduzido.

Uiler Costa Santos

Por fim, Uiler Costa-Santos, de Salvador, selecionado para menção honrosa com o ensaio “Coras na Sizígia”, com fotografias que revelam instantes de conexão em que mar, solo e rios constroem novos relevos e geografias na maré baixa sob determinadas condições meteorológicas, umidade do ar, luz e visibilidade atmosférica.

Estes e os outros 11 ensaios premiados e selecionados na 8ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger podem ser conferidos no Palacete das Artes até 30 de janeiro de 2022, de terça a domingo, das 13h às 17h, gratuitamente.

scroll to top