Redação Correio Nagô – Na próxima quinta-feira, 15 de novembro, começa o prazo para envio de propostas para o Fundo de Democracia das Nações Unidas (Undef) com o objetivo de solicitar financiamento para projetos de promoção e apoio à democracia.
Segundo informações do Undef, organizações da sociedade civil poderão participar o prazo se estende até o dia 31 de dezembro de 2012. As propostas podem ser enviadas online para www.un.org/democracyfund.
Linhas de orientação, perguntas e respostas e as lições aprendidas de concursos anteriores podem ser conferidas em www.un.org/democracyfund/Applicants/applicants_index.html. “Todos aqueles que querem enviar candidaturas são fortemente encorajados a visitar esta página o mais rápido possível para se familiarizarem com os requisitos”, destaca a Undef. Apenas candidaturas online em inglês ou francês serão aceitas.
“O UNDEF apoia projetos que fortaleçam a voz da sociedade civil, promovam os direitos humanos e incentivem a participação de todos os grupos nos processos democráticos. A grande maioria do financiamento do UNDEF vai para organizações da sociedade civil local – quer sociedades em fases de transição quer em fases de consolidação da democracia”, ressalta o Fundo.
Em sua sétima edição, o Undef oferece subsídios de até 400 mil dólares por projeto. Até esta edição, o UNDEF já apoiou mais de 400 projetos em mais de 100 países, a um valor total de quase 140 milhões de dólares. As candidaturas estão sujeitas a um processo de seleção “altamente rigoroso e com menos de 2% de todas as candidaturas aprovadas para financiamento”.
Os projetos têm a duração de dois anos e numa ou mais das seis áreas principais:
o Desenvolvimento comunitário;
o Estado de Direito e os direitos humanos;
o Ferramentas para a democratização;
o Mulheres;
o Juventude;
o Mídia
Para saber mais sobre o UNDEF, acesse www.un.org/democracyfund