O chef Maílson da Silva, 24 anos, premiado blogueiro de Gastronomia Sustentável do portal de notícias 1 Papo Reto, é um dos 20 participantes da 4ª temporada do Hell´s Kitchen – Cozinha sob Pressão, no SBT. Ele disputa um prêmio de R$ 100 mil.
É impossível não prestar a atenção nos 20 selecionados para a 4ª edição do Hell´s Kitchen – Cozinha sob Pressão, que começa a ser exibido no sábado (3/9) às 21h30, no SBT. Afinal, três chefs afro-brasileiros fazem parte do grupo. E, como dizem os mais jovens, representatividade é tudo.
O mais jovem deles é o chef Maílson da Silva, de 24 anos. Paulistano de nascimento, ele já acumula uma extensa trajetória no segmento de gastronomia e chega ao programa comandado pela chef Danielle Dahoui (Ruella bistrô) apostando alto. “Não entrei no reality show apenas para aparecer na TV. Estou focado e com disposição para brigar pelo prêmio”, diz o chef Maílson.
Mas tão importante quanto o cheque de R$ 100 mil que o vencedor vai levar para casa é a oportunidade de vivenciar um ambiente real de cozinha sob a supervisão de uma renomada chef. “Também valorizo muito a oportunidade de receber a mentoria de uma das minhas inspirações na gastronomia contemporânea”.
CRÔNICAS PREMIADAS
Mas o talento do chef Maílson não se resume às receitas que prepara no forno e no fogão em sua lida diária. Ele também escreve sobre o tema na função de blogueiro de Gastronomia Sustentável no portal de notícias 1 Papo Reto (www.paporeto.net.br). Neste espaço, ele resgata receitas ancestrais e fala um pouco da gastronomia da diáspora africana, em São Paulo. Integrante do time de fundadores do site, duas de suas crônicas foram vencedoras do Prêmio SP Capital Mundial da Gastronomia, na categoria Reportagem na Internet, em 2014 e 2015. Os textos foram escritos em parceria com Rosenildo Ferreira, fundador e publisher de 1 Papo Reto.
HISTÓRIA DE VIDA
Apesar de sua forte ligação com a gastronomia (iniciada na adolescência quando a divisão de tarefas em casa o colocou na função de esquentar a comida dos irmãos mais novos), a primeira graduação do chef Maílson foi como técnico em mecânica de produção, na Fatec-SP. E, mesmo diante de excelentes perspectivas de carreira no segmento de tecnologia, ele decidiu encarar sua real vocação. Até porque, durante o cursinho pré-vestibular e a faculdade, nunca deixou de preparar na acanhada cozinha de sua casa deliciosos bombons trufados e bolos que revendia aos amigos e vizinhos.
O chef, então, se matriculou no curso de gastronomia do Grupo Educacional Hotec-SP e, rapidamente, aposentou o diploma na área tecnológica ao conseguir um emprego de auxiliar de cozinha. Hoje, aos 24 anos, o chef Maílson é considerado uma jovem promessa no segmento gastronômico, especialmente na área de pâtisserie.
Contudo, seu apetite por conhecimento parece insaciável. Agora, Maílson concilia a rotina da cozinha profissional com mais uma incursão na vida acadêmica: o curso de Gestão de Gestão de Turismo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (ISFP).
Links de referência:
Chamada do Cozinha Sob Pressão:
https://www.youtube.com/watch?v=EYX-cDxGQ7k
Algumas crônicas do chef Maílson da Silva
https://paporeto.net.br/vida_pratica/alimentacao-saudavel-para-todos/
Fanpage oficial:
https://www.facebook.com/groups/ChefMailson/
Texto: Rosenildo Ferreira (www.paporeto.net.br)