No dia 25 de julho, o Geledés – Instituto da Mulher Negra lançará o primeiro episódio da websérie “Geledés – Caminhos e Legados”, em comemoração aos 34 anos da fundação.
A série documental, com direção de Day Rodrigues e produção executiva de Duas Rainhas, terá seis episódios que resgatam a memória da instituição e do povo negro brasileiro.
A partir do processo de construção da memória da instituição, a série irá promover uma reflexão sobre os projetos e ações afirmativas promovidas por Geledés para que o legado seja levado adiante, de maneira a ser perpetuado para as próximas gerações.
Os episódios, que terão em média 10 minutos de duração, serão lançados com diferentes temas, projeto político antirracista, ações afirmativas, memória institucional, as publicações de Geledés, revista Pode Crê e direitos humanos.
As entrevistas da websérie foram gravadas no Centro de Documentação e Memória Institucional Geledés, onde os convidados falaram sobre o envolvimento com a instituição e também estabeleceram um elo entre o passado, presente e futuro da luta das mulheres negras no Brasil.
Entre os participantes do documentário estão Antônia Quintão, Neon Cunha, Erica Malunguinho, que falam sobre o projeto político de Geledés. A websérie também conta com a participação especial da pesquisadora e historiadora Suelen Girotte, que realizou um trabalho de pesquisa sobre os anos iniciais da organização entre 1988 e 1990, e Sueli Carneiro, que representa a memória ativa desse passado que se conecta ao presente de Geledés.
Os episódios serão disponibilizados no canal do Youtube da instituição.