Home » Blog » Gilberto Gil animou o arrasta-pé que deu início ao São João 2015 de Cachoeira

Gilberto Gil animou o arrasta-pé que deu início ao São João 2015 de Cachoeira

De cima de um caminhão, Gilberto Gil comandou o show que deu início aos festejos juninos deste ano, em Cachoeira, no último dia 06, com direito a muito xote e baião. Assim foi o encerramento do Festival São João, que movimentou a cidade do Recôncavo da Bahia, nos dias 05 e 06 de junho, promovendo a reflexão sobre a importância da festa e as transformações ocorridas nos últimos anos, além de possibilitar a performance de artistas que, como Gil, mantem fortes relações com a principal festa popular nordestina. No palco/caminhão, montado na Praça da Aclamação, o cantor mostrou clássicos do forró, como Xote das Meninas, Vem Morena e Olha pro céu, além de seus sucessos como Refazenda e Lamento Sertanejo (da parceria com Dominguinhos).

O tempo todo acompanhado pelo grupo Os Cordestinos, que mistura instrumentos clássicos com a musicalidade nordestina, tirada da sonoridade da rabeca, do violino, do bandolim. O show ainda contou com o talento da cantora e sanfoneira Lucy Alves, da Paraíba.

Antes de Gil, subiram ao palco, os forrozeiros Cicinho de Assis e Danton do Acordeon, instaurando o clima de festa junina. Para completar a festa, na praça ganhou decoração temática, quadrinha junina e barracas para o comércio de produtos típicos dessa época festeira, como licor, amendoim e milho. Tudo em uma atmosfera que relembrava as festas realizadas antes da onda de espetacularização e mega shows que se tornou constante, mesmo nas pequenas cidades do interior nordestino. A proposta do palco no caminhão, por exemplo, não comprometeu o belo cenário histórico da cidade, com seus casarios, igrejas e rico patrimônio arquitetônico.

Um dos convidados nos debates que movimentaram o Cine Theatro Cachoeirano, no dia 05/06, Gilberto Gil, apontou como o principal desafio para o futuro dos festejos juninos é a sensibilização do segmento empresarial, “por isso é tão louvável a atitude dos patrocinadores deste Festival em expressar a manifestação dos desejos, da diversidade de olhares, estabelecendo as possibilidades de diálogo. Um dos grandes desafios é justamente enfrentar o déficit de compreensão da cultura, para um conceito mais alargado, por parte das empresas”, destacou Gilberto Gil, ao mediar a Roda de Conversa com os Mestres da Cultura Popular: o repentista Bule Bule, Dona Dalva do Samba de Roda Suerdieck e Mestre Avelino Ventura, do ‘Segura a véia’.

Da Redação do Correio Nagô

 

As fotos são de Edvaldo Neto CDois

scroll to top