Home » Revista » Governador da Bahia promete “interceder se necessário” em caso de terreiro que pode ser desocupado, diz site

Governador da Bahia promete “interceder se necessário” em caso de terreiro que pode ser desocupado, diz site

wagnerRedação Correio Nagô – O governador Jaques Wagner disse, na noite de segunda-feira (10), que irá aguardar a decisão da Justiça sobre o pedido de desocupação do terreno onde funciona o terreiro de candomblé Ilê Axé Ayrá Izô, no bairro de Brotas, em Salvador, segundo reportagem publicada no site baiano “Bahia Notícias”.

“Caso a decisão não seja favorável ao terreiro, vou usar as minhas prerrogativas de governador para interceder”, avisou Wagner, em discurso público, durante a 7ª edição da Mostra Cinema e Direitos, ainda de acordo com a reportagem.

O terreno possui 878 m². Os membros do terreiro argumentam que o imóvel foi doado verbalmente. Os religiosos contam que uma disputa judicial pelo terreno onde a casa está localizada foi iniciada em 1992 entre familiares do proprietário e os representantes do terreiro.

Histórico – A polêmica envolvendo o terreiro teve início há cerca de 50 anos, quando o falecido Ângelo Gagliano resolveu doar o terreno onde funciona o espaço religioso à yalorixá Angélica Santos. A doação, porém, ocorreu apenas de forma verbal e, anos mais tarde, os herdeiros de Gagliano resolveram lutar pela posse da área. A ação, julgada em 2002, foi favorável aos herdeiros que, atualmente, lutam pelo cumprimento da sentença e desocupação do espaço.

O juiz Antonio Maron André Filho suspendeu na manhã da última terça-feira (4) a sentença de demolição do terreiro Ilê Axé Ayrá Izô, em Campinas de Brotas. A decisão foi tomada em uma audiência realizada na 11ª Vara Civil do Tribunal de Justiça, no Fórum Ruy Barbosa.

terreiroNa fan page criada para defender a permanência do terreiro (Não derrube nosso terreiro), um texto de agradecimento foi postado no final da noite desta terça-feira (11). Confira a íntegra do texto abaixo:

NOTA DE AGRADECIMENTO
O Terreiro Ilê Axé Ayrá Izô vem a público agradecer, a todos que carinhosamente gastaram um tempinho do seu dia para abraçar a nossa causa. Pelo Facebook… Aos que ligaram… Aos que estiveram presentes todos os dias …no movimento…. Aos que estiveram presentes um dia… Aos que não puderam estar presente, mais presentes em pensamentos e em sua orações.
Que Oxalá, Oxalufan e Oxaguian. O Deus maior conceda toda a felidade do mundo e abençõe a todos os irmãos. Hoje, podemos declarar que somos felizes, muito felizes mesmo… Pois temos pessoas maravilhosas, da Fé, do Axé que nos cercam… Uns bem de perto… Uns de longe… Outros de bem longe… Não importa a distância e sim o Carinho e a Corrente de Oração que se propagou de forma arrasadora, tomando dimensões incalculáveis… Isso é um presentão de Deus para nossa existência. Nossa Vida estar de volta…
A todos, o nosso Muito agradecido!
TERREIRO AXÉ AYRÁ IZÔ

scroll to top