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Governo Eletrônico : Uso de QR Codes – Case

Muitas pessoas já viram nas revistas, sites, embalagens de salgadinhos, outdoors, vitrines de lojas e até mesmo em comerciais de TV alguns desenhos semelhantes ao da imagem abaixo.

Governo Eletrônico : Uso de QR Codes – Case

Descubra a mensagem codificada na imagem
Foto (reprodução)

Esses quadrinhos negros aparentemente sem sentido ou lógica alguma são os famosos QR Code ou Código QR , mas que diacho é isso? O código QR é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link e/ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site. Esse tipo de codificação permite que possam ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres:

Numéricos : 7.089 Alfa-numérico : 4.296 Binário (8 bits) : 2.953 Kanji/Kana (alfabeto japonês) : 1.817.

Muitos profissionais de publicidade e marketing utilizam esses códigos para promover alguma campanha ou para influenciar os usuários de smartphones [APP Android] a conhecerem mais o site da empresa, as lojas virtuais e suas ofertas, entre outras opções. É uma ferramenta muito simples e relevante na hora de estabelecer uma comunicação direta e rápida com os consumidores virtuais mobile e grátis. Portanto, empresas do mundo todo se renderam aos encantos do QR e hoje estão sempre inventando maneiras de inovar nas campanhas usando o mesmo.

Bem, não só as empresas veem o QR code como uma ferramenta simples e efetiva. Na Argentina vi um bom exemplo de como instituições públicas podem usar das inovações tecnológicas para interagir com os contribuintes e cidadãos e serem mais transparentes. A AFIP – órgão financeiro mais rigoroso e de máximo poder de inovação atualmente no país, semelhante à Receita Federal do Brasil; em meio a tantos processos burocráticos disponibiliza todas as consultas e processos legais relacionados a tributação, cambio de moeda, cadastro e legalização de empresas e arrecadação de impostos online. Não obstante, a AFIP, para simplificar a comunicação e garantir uma transparência para todos os contribuintes determinou Códigos QR personalizados para todas empresas, lojas, comerciantes cadastrados do país.

Esses códigos são estampados nas

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