Home » Blog » Cultura » Grandes nomes do samba ganham destaque na Itaú Cultural Play

Grandes nomes do samba ganham destaque na Itaú Cultural Play

A plataforma de streaming do cinema e audiovisual brasileiro Itaú Cultural Play volta a ampliar o seu catálogo com mais de uma dezena de produções. O destaque fica por conta da estreia da série SambaBook, com filmes musicais que homenageiam cinco das principais referências do samba. Em outro recorte, o olhar do diretor Joel Zito Araújo pode ser visto em mais dois documentários dirigidos por ele, e que integram a curadoria dedicada ao cinema negro brasileiro. E completando as atualizações, sete novos filmes da mostra Matapi, titulada Veredas do Norte, passam a compor o catálogo dedicado às produções da região Norte do país.

Com acesso gratuito, a plataforma de streaming de cinema brasileiro é acessível para dispositivos móveis IOS e Android, e pode ser acessada pelo site itauculturalplay.com.br.

SambaBook
Um dos ritmos musicais mais populares do país, o samba na plataforma com a estreia da série SambaBook, dedicada a grandes nomes da música brasileira. Com direção de Afonso Carvalho, as obras de João Nogueira, Jorge Aragão, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho são revisitadas por amigos e familiares dos artistas, que relembram histórias e revivem canções compostas ou eternizadas por estes nomes referenciais do estilo.

O filme musical dedicado a João Nogueira reúne um time que regravou clássicos eternizados na voz do artista, como Espelho, resgatando a importância do seu legado. A produção conta com as participações do filho do sambista, Diogo Nogueira, e de artistas como Alcione, Arlindo Cruz e Beth Carvalho.

Com mais de 50 anos de carreira, Martinho da Vila é homenageado no material com o registro de um grande encontro realizado para celebrar sua obra. Com a participação de convidados como Paulinho da Viola, Ney Matogrosso e Elza Soares, o filme intercala apresentações ao vivo e depoimentos do cantor e compositor carioca.

Uma das compositoras e intérpretes pioneiras no samba, Dona Ivone Lara também tem sua música presente no sambabook. Na série, artistas como Maria Bethânia, Criolo, Elba Ramalho, Teresa Cristina e outros nomes da música brasileira interpretam composições da homenageada, que foi a primeira mulher a integrar a ala dos compositores da escola de samba Império Serrano.

A produção que fecha a série é dedicada ao cantor e compositor Jorge Aragão, considerado um dos maiores poetas do samba e autor de sucessos como Vou festejar e Coisinha do pai. Artista que ficou conhecido a partir dos anos 1970, quando Elza Soares gravou sua composição Malandro, Aragão tem sua obra celebrada através da interpretação de artistas como Emicida, Maria Rita, Lenine e Seu Jorge, entre outros.

scroll to top