03/07/2018 | às13h50
Representatividade importa e protagonismo, também! É neste sentido que a próxima edição do projeto Redação Itinerante, do Correio Nagô, aborda o tema “Artes e Protagonismo Negro”. O evento ocorre na quarta-feira (04/07), das 13h às 20h30, no Espaço #ValeDoDendê (Piso 2, Shopping da Bahia).
“A proposta é promover o debate sobre visibilidade, desafios e resistências das artes negras por meio das diversas linguagens na diáspora africana. Para tanto, contaremos com profissionais negros que disputam outras narrativas por meio de seus trabalhos artísticos ”, explica a coordenadora da ação e editora-chefe do Portal Correio Nagô, Donminique Azevedo.
A programação – totalmente gratuita – começa às 13h, com a exibição do documentário “A negação do Brasil – o negro na telenovela brasileira”, do cineasta Joel Zito.
Na sequência, para discutir o tema “Artes Negras: representatividade e protagonismo”, juntam-se em uma roda de conversa a atriz do Bando de Teatro Olodum Cássia Vale, a Deusa do Ébano 2017 Gisele Soares, o fotógrafo Fafá Araújo, a cantora Mariella Santiago e a atriz Mônica Santana.
Dando continuidade às atividades, o quadro “Correio Nagô Convida” recebe Cássia Vale para falar sobre a experiência no campo da literatura, com sessão de autógrafos do livro “Calu-uma menina cheia de histórias”. Tem bate papo ainda a grafiteira Mônica Reis e com o grupo “Novos Arteiros”, que fará esquetes de alguns espetáculos da Cia.
Quem também integra a programação é Fernanda Júlia Onisajé, dramaturga, preparadora de atores, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil com ênfase no Candomblé. Fernanda Júlia participa de uma live direto do espaço para contar sobre o trabalho desenvolvidos no campo das artes.
Para finalizar, o projeto recebe os atores Sulivã Bispo (Mainha) e Thiago Almasy (Junior) que falarão do projeto Na Rédea Curta. Na Live, com transmissão no Facebook e Instagram, a dupla contará sobre as carreiras e planos.
REDAÇÃO ITINERANTE
O projeto Redação Itinerante é uma realização do Instituto Mídia Étnica, por meio do Correio Nagô. As atividades ocorrem todas às quartas-feiras com rodas de conversa, lives, meetups, oficinas e palestras sobre comunicação, empreendedorismo e inovação.
ESPAÇO #VALEDODENDÊ
O espaço no Shopping da Bahia – fruto da parceria entre a Aceleradora Vale do Dendê e o Instituto Mídia Étnica (IME) – oferece cursos, workshops, palestras e encontros de networking profissional, sempre estimulando o desenvolvimento social, a transformação do ecossistema criativo e a valorização de jovens, mulheres e afrodescendentes.
Conta com local para coworking, miniauditório para até 30 pessoas, espaço de divulgação do trabalho dos empreendedores ligados à Aceleradora, além de uma área maker para o desenvolvimento de tecnologias, gerenciada pelo Mídia Étnica_Lab, unidade do IME.
Com exceção do coworking, exclusivo para utilização dos empreendedores vinculados à Vale, todas as demais atividades (cursos, palestras e workshops, pagos ou não) serão franqueadas ao público.
PROGRAMAÇÃO:
Das 13h às 15h – Exibição do documentário A negação do Brasil- o negro na telenovela brasileira (de Joel Zito)
Das 15h às 16h30 – Roda de Conversa sobre a temática “Artes Negras: representatividade e protagonismo” com Cássia Vale (atriz e escritora), Fafá Araújo (fotógrafo), Gisele Soares (dançarina), Mônica Santana (atriz e jornalista) e Mariella Santiago (cantora)
Das 16h30 às 17h – Bate Papo com Cassia Vale – Livro Calu: uma menina cheia de histórias + Sessão de autógrafos
Das 17h às 17h30 – Bate papo com a cantora Mariella Santiago
Das 17h30 às 18h – Bate papo com o grupo Novos Arteiros
Das 18h às 19h – LIVE com Fernanda Júlia (Grupo NATA)
Das 19h às 19h30 – Bate papo com a grafiteira Mônica Reis
Das 19h30 às 20h30 – LIVE com Mainha e Junior do canal Na Rédea Curta
Da Redação do Correio Nagô.