O samba da Bahia está em festa neste mês de outubro. Um dos seus maiores representantes, o Grupo Botequim, comemora 16 anos de vida, e a data vai ser comemorada com uma roda que promete dar o que falar. A celebração será nesta sexta-feira (14), na área verde do Restaurante Uauá, no Pelourinho, a partir das 21h. O show contará com as participações especiais do Samba das Cumades e de Gal do Beco.
Os ingressos já estão à venda (R$ 20 – 1º Lote) no Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/festa-no-botequim—16-anos-de-samba/1743118).
Comemorar a trajetória do Grupo Botequim significa reverenciar 16 anos de resistência e de valorização do samba tradicional da Bahia e do Brasil. Com um trabalho autoral consolidado e um álbum lançado, o grupo ajudou a difundir a vivência da tradição do gênero em Salvador. Sempre com a presença de artistas e músicos da cena local, e de outras regiões, as rodas do Botequim são as mais badaladas da cidade, sem falar do reconhecimento nacional que o grupo tem pelo trabalho de pesquisa sobre as raízes do estilo musical.
Para abraçar os parceiros de samba e engradecer a celebração, uma das convidadas será a dama do samba da Bahia e presença marcante das rodas do Botequim, Gal do Beco, madrinha e amiga da banda. A carioca com o coração baiano vai endossar o coro com a tradição do samba raiz, já que é intérprete de grandes sucessos de músicos do naipe de João Nogueira, Cartola, Nelson Cavaquinho e Nelson Ruffino.
A noite de festa também vai contar com a presença ilustre do grupo feminino Samba das Cumades, que irá trazer um repertório regional que valoriza os clássicos da Bahia, além de canções compostas tradicionalmente interpretadas por mulheres que são referências no samba brasileiro. O nome da banda faz referência à forma afetuosa de tratamento entre as fundadoras, as “Cumades”.
O Grupo Botequim é formado por Roberto Ribeiro (cavaco e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Mestre Bira (surdo), Lalá Evangelista (percussão) e Washington Rodrigues (Violão 7 cordas).