O Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo da Universidade Federal do Sul da Bahis realiza, nesta quinta-feira (13), o Seminário Pensamento Negro Insurgente com duas mesas de debates e reflexões sobre a produção intelectual negra insurgente no Brasil. A atividade, virtual e gratuita, tem como objetivo também refletir sobre a abolição incompleta.
No período da manhã, o encontro debate o documentário do Netflix “Emicida: Amarelo- É tudo pra ontem”, com a presença do roteirista do filme, o editor, escritor e pesquisador Toni-C, e do professor e pesquisador da obra Felipe Choco. A mesa será mediada pelo professores Thawan Dias e terá o professor Richard Santos como debatedor.
Dando sequência à abertura das atividades, no período vespertino ocorrerá a mesa “Intelectualidade Negra Insurgente”, uma introdução à obra de Milton Santos, e Joel Rufino dos Santos, proporcionando uma reflexão sobre suas contribuições enquanto intelectuais do Pensamento Negro Contemporâneo e Insurgente brasileiro. A mesa será conduzida pela professora e mestranda Daniele Almeida e terá a presença dos professores Fernando Conceição, UFBA, e Amauri Mendes Pereira da UFRRJ. O debate ficará a cargo da professora Maria do Carmo Rebouças, PPGER-UFSB.
SERVIÇO
SEMINÁRIO DO PENSAMENTO NEGRO INSURGENTE
LOCAL – UFSB Campus Sosígenes Costa – Modo remoto
Dia – 13 de maio – Mesa I 9:00 às 11:00 – Mesa II – 14 às 16 horas
Inscrições – https://forms.gle/ZDHge9PWBc1AXiPv5
* O link para a transmissão em sala fechada será divulgado por e-mail 60 minutos antes do início de cada sessão.