O Sesc Avenida Paulista recebe até 17 de julho de 2022, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h, o espetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré”, com Grupo São Gens de Teatro. O espetáculo coloca em evidência o espaço urbano do Recife e sua relação com as margens, discutindo os problemas inerentes ao fluxo contínuo de uma favela, suas poeticidades e mazelas. Os ingressos podem ser adquiridos no Portal Sesc São Paulo ou em todas as unidades do Sesc São Paulo.
O espetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré” se baseia no universo do mangue, das palafitas, da maré e a diversidade dos sujeitos e suas narrativas. A peça é criada a partir da vivência do ator e dramaturgo Anderson Leite e sua família, na comunidade ribeirinha da Ponte do Pina (Recife/PE), na qual encontram a subsistência por meio da pesca de Marisco e Sururu.
Com as narrativas que atravessam todos que partilham daquele espaço para morada e/ou sustento, o dramaturgo dá vida a uma montagem que visa discutir temas importantes da sociedade contemporânea, tais como: homofobia, estupro, assédio, machismo, violência policial, racismo e vulnerabilidade social.
O Grupo São Gens de Teatro foi fundado em 2009 na oficina de teatro promovida pela GAC (Gerência de Animação Cultural da Prefeitura do Recife). O grupo trilha ao longo dos anos um trabalho baseado nas pesquisas e experimentação teatrais, sendo a poética das populações marginalizadas o condutor de suas pesquisas. Os integrantes, em sua maioria, vêm da periferia do Recife e desenvolvem o teatro sob a ótica da descentralização da dramaturgia recifense, buscando nos bairros periféricos as ambiguidades e insumos necessários para a construção dos seus espetáculos.