Home » Revista » Grupo musical feminino de Moçambique faz apresentação em Alagoas

Grupo musical feminino de Moçambique faz apresentação em Alagoas

Na próxima quarta (29) o Teatro de Arena Sérgio Cardoso receberá o show Likute, da banda de mesmo nome, que é formada apenas por mulheres que surgiu em 2007, na cidade de Maputo, em Moçambique. O grupo produz um estilo de música conhecido como “fusão afro”, pela união de instrumentos tradicionais africanos com instrumentos modernos elétricos, como baixo e guitarra. O um show começará, às 19h e os ingressos serão vendidos no local ao preço de R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia . O show é uma realização da Orquestra de Tambores de Alagoas e da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, com apoio da Universidade Federal de Alagoas.

Grupo musical feminino de Moçambique faz apresentação em Alagoas

Foto: Divulgação

 

O grupo

 

Likute apareceu pela primeira vez em setembro de 2007, em um lugar privilegiado na Cidade de Maputo, o Centro de Arte, um dos centros históricos de concentração de artistas e atualmente continua a ser uma cultura. A partir desse momento, o grupo foi cada vez mais interessados, tornando-se convidados a participar nas celebrações do Dia Mundial da SIDA, que contou com a presença do Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza. Os comentários positivos em Noticias, o de maior circulação o país, foram vários, destacando o grande potencial deste grupo.

 

Likute é um grupo dentro do estilo chamado FUSION AFRO, combinando instrumentos tradicionais (mbira, Hudo, batuques, xigovia ou xitende) com corte um pouco mais moderna (baixo, guitarra, teclado ou flauta), misturado a todos com a voz das quatro artistas, com poesia ou dança tradicional. É uma adaptação artística para novos tempos de interligação cultural entre diferentes países ou pessoas.

 

A característica mais notável de Likute é o fato de que toda a banda é composta de mulheres, algo inédito em Moçambique e raros na África.

 

Tradicionalmente, as mulheres moçambicanas têm muito menos acesso à prática profissional da música desde que foram confinadas a tarefas domésticas e trabalhos relacionados ao campo. No entanto, a vida urbana mudou notavelmente as configurações das famílias e as mulheres têm sido progressivamente conquistado status social muito diferente do tradicional.

 

Sem dúvida, Likute abre portas para

scroll to top