Com Direção e Produção Musical de Carlinhos Brown e Yuri Queiroga, o disco chega via selo Candyall Music
Trazer canções que exaltam as forças espirituais e de matriz africana e indígena evocando deuses, orixás, gritos de liberdade, esperança e fé é uma das propostas que a artista afroindigena Héloa traz no seu novo disco yIDé.
O álbum que conta com direção e produção musical do mestre Carlinhos Brown e Yuri Queiroga, além da participação de importantes nomes da música brasileira, chega hoje nas plataformas de música via selo Candyall Music.
O yIDé tem uma linguagem pop, mas que traz o sagrado ancestral como fio condutor do projeto. Variados ritmos que permeiam esse trabalho, todos de matrizes africanas espalhados mundo afora como o ijexá, o reggae, o pop, a ciranda, samba-reggae, samba duro, hip hop, dancehall, funk, rojão.
Com um canto forte e com vocais refinados, a artista traz a cada faixa uma interpretação que vai da doçura à força. Como compositora das faixas, a sergipana se empodera ainda mais das palavras e da poesia do álbum através do canto e aborda questões que refletem sobre racismo, homofobia, liberdade feminina, sobre respeito às diversidades, sobre a luta dos povos originários e o direito a culto da tradição e à terra.
O álbum tem a direção artística de Brown e da própria cantora e conta com nove faixas de sua autoria, sendo quatro delas de composição compartilhada com Yuri Queiroga, que também assina a produção musical do disco. yIDé também traz nomes como Margareth Menezes, Lia de Itamaracá, Mateus Aleluia, Luiz Caldas, Maestro Spok e Grupo Indígena Sabuká Kariri-Xocó que dividem os vocais com Héloa.