Home » Revista » Hoje, 15 de janeiro, é o dia do aniversário de Martin Luther King Jr

Hoje, 15 de janeiro, é o dia do aniversário de Martin Luther King Jr

Hoje, 15 de janeiro, é o dia do aniversário de Martin Luther King JrO Dr. Martin Luther King, Jr. nasceu em15 de janeiro de 1929 e, se vivo estivesse completaria na data de hoje, 84 anos. Porém a sua vida foi interrompida no dia 4 de Abril de 1968, em Memphis, Tennessee. Ele recebeu postumamente do governo dos Estados Unidos da América, sua pátria, a Medalha Presidencial da Liberdade em 1977 e a Medalha de Ouro do Congresso em 2004. O Dia de Martin Luther King, Jr. foi estabelecido como um feriado nacional dos EUA em 1986, e cai sempre na terceira segunda-feira do mês de Janeiro. Centenas de ruas em os EUA e além de ter sido renomeada em sua homenagem.

 O Dr. Martin Luther King, Jr. foi um clérigo americano, ativista e líder de destaque no Movimento dos Direitos Civis dos Africano-Americanos. Ele é mais conhecido por seu papel no avanço dos direitos civis, por usar com arma e postura de combate, a desobediência civil e “não violência”. King tornou-se um ícone nacional na história do progresso americano.

Um pastor da Igreja Batista, o Dr. King tornou-se um ativista dos direitos civis já no início da sua carreira. Foi Ele que liderou o boicote aos ônibus de Montgomery, Alabama em1955 e ajudou a fundar a Conferência da Liderança Cristã do Sul (SCLC), em 1957, servindo como seu primeiro presidente. Os seus esforços o levaram a Washington D.C., onde em Março de 1963, em Washington, ele fez o discurso que o tornaria famoso internacionalmente, o famoso “I Have a Dream” (Eu tenho um sonho). Foi aí que King estabeleceu sua reputação como um dos maiores oradores da história americana. Mas, por outro lado, Ele também ‘estabeleceu’ uma reputação como um líder radical, e tornou-se um objeto de investigação do famigerado Federal Bureau of Investigation – FBI (Escritório Federal de Investigações) para o resto de sua vida.

Em 14 de outubro de 1964, King recebeu o Prêmio Nobel da Paz para o combate à desigualdade racial através da ‘não violência’. Nos próximos anos que antecederam a sua morte, ele expandiu seu foco para incluir a pobreza e a Guerra do Vietnã, alienando muitos

scroll to top