Home » Manchete » “Hoje é dia de branco, dia de trabalhar”

“Hoje é dia de branco, dia de trabalhar”

“Hoje é dia de branco, dia de trabalhar”. Este foi o comentário da jornalista Neila Medeiros enquanto o telejornal do SBT mostrava imagens do trânsito da capital paulista, na segunda-feira (24).

Por conta do feriado prolongado que começou na última quinta (20), referente ao Dia da Consciência Negra, muitas pessoas estavam voltando de viagem, o que ocasionou uma lentidão nas rodovias. Segundo o portal da imprensa, a fala da apresentadora foi a seguinte: “A cidade tem cerca de 15 km de pontos de congestionamento agora. Bastante movimentação, muita gente ainda voltando do feriado prolongado e indo direto para o trabalho. E hoje é dia de branco, não é, Carol? Dia de trabalhar”.

A polêmica foi enaltecida no facebook. Um dos usuários da rede comentou que agora tudo é visto como racismo e afirmou que a expressão sempre foi utilizada para denominar dia de trabalho. Mas, em sua grande maioria, posts deixados por internautas mostravam o descontentamento por tal expressão. “Algumas pessoas estão tentando diminuir a gravidade da situação, afirmando que a expressão não se refere à etnia, e sim ao tal uniforme branco da marinha, que era usado somente nos dias de trabalho. Pode ser. Mas isso não diminui a gravidade e o peso das palavras ditas pela apresentadora. Temos que levar em consideração o contexto ao qual isso foi dito”, disparou um jovem.

scroll to top