Home » Blog » Cultura » II Festa Literária de Boipeba celebra o bicentenário da Independência da Bahia

II Festa Literária de Boipeba celebra o bicentenário da Independência da Bahia

Evento reunirá escritores e artistas na ilha a partir desta quarta-feira

O bicentenário da Independência da Bahia será celebrado como tema principal da II Festa Literária de Boipeba (FLIPEBA) nos dias 04, 05, 06 e 07 de outubro. Organizada por um coletivo independente, com o apoio do Governo do Estado através da Fundação Pedro Calmon / Secretaria de Cultura (Secult), o evento terá como tema principal “Mulheres da independência, o protagonismo das mulheres baianas na história do Brasil”.

A programação contará com mesas de diálogo, palestras, oficinas, lançamentos literários, intervenções artísticas, apresentações musicais, exposições e desfiles de manifestações culturais da Ilha, com o cortejo da Zambiapunga e do Bumba me Boipeba. “Ano passado, fizemos tudo de forma independente com o respaldo da prefeitura e articulação dos comerciantes locais. Neste ano, com o sucesso da primeira edição, já conseguimos atrair o apoio da esfera estadual, o que tem possibilitado que a Flipeba consolide-se no cenário das festas literárias da Bahia”, pondera Manoela Ramos, escritora e uma das organizadoras do evento.

Tendo como público alvo os estudantes das escolas da Ilha e de outras partes do município, o evento também é uma oportunidade para potencializar o turismo cultural. “Esse modelo de evento que ganhou visibilidade com a Festa de Paraty e se espalhou pelo país, consegue unificar as demandas de vários setores da sociedade em prol do desenvolvimento econômico, social e cultural de um lugar. No nosso caso, contribui para atrair um turismo mais sustentável, com uma visão mais respeitosa, e fortalece a cultura local”, afirma Gilvan Reis, jornalista e um dos organizadores do evento.

Estão confirmados os nomes da escritora e rapper Nega Fyah, do booktuber Matheus Buente, do rapper Vandal, da escritora e comunicadora Lili Almeida, da pescadora e contadora de histórias Dolinha, da escritora Jaqueline Santana, da jornalista Valéria Lima, do contador de histórias Mário Omar, do poeta Lucas Matos, Deko Lipe, do roteirista Fil Braz, do jornalista Uran Rodrigues, além de autoridades, como Bruno Monteiro, Secretário de Cultura, Cintia Rosemberg, escritora e vice-prefeita de Cairu. Na grade musical, a Festa contará com o show de Dão, Maíra, Danzi, Daiane Félix, de Freddinho O Louco, do grupo de samba de roda local Raízes do Mangue, além de outras atrações que serão anunciadas nos próximos dias. No encerramento, a obra “2 do 7” da TV Pelourinho e da Escola Olodum encenará na Praça Principal a história da Independência. O evento é gratuito.

“O Governo do Estado apoia a realização de festas e feiras literárias em toda Bahia, entendendo esses eventos como essenciais para formação de novos públicos leitores e também para o contato das comunidades dos municípios e dos territórios com as mais variadas linguagens artísticas. Afinal de contas, as festas e feiras literárias ocupam o lugar que é da cultura por excelência, o espaço público. Dessa forma, toda população tem acesso às oportunidades e ao encantamento que a cultura produz. Isso é fundamental em um projeto que entende a cultura como uma ferramenta potente de transformação social. Com a Flipeba não será diferente, afinal, essa feira literária traz a possibilidade de uma poderosa ocupação cultural nessa ilha que guarda tantas identidades de um povo baiano ávido por arte”, afirma o Secretário de Cultura Bruno Monteiro.

Para se atualizar da programação, acompanhe o perfil da Flipeba no instagram:

https://www.instagram.com/flipeba/

SERVIÇO:
O quê – Festa Literária de Boipeba (FLIPEBA)
Quando – Dias 04, 05, 06, 07 de outubro
Onde – Ilha de Boipeba, Cairu.

scroll to top