Home » Blog » Ilê Aiyê concorre ao Prêmio da Música Brasileira. Bahia tem outros representantes na premiação

Ilê Aiyê concorre ao Prêmio da Música Brasileira. Bahia tem outros representantes na premiação

No dia 22 de junho, serão conhecidos os vencedores da 27ª Edição do Prêmio da Música Brasileira, em que Gonzaguinha será homenageado. A cerimônia será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e terá a presença do bloco afro Ilê Aiyê, como um dos concorrentes. A Banda Aiyê concorre na categoria Melhor Grupo de Música Regional pelo Dvd ‘Bonito de se Ver’, que comemorou os 40 anos de criação do bloco, e foi gravado, ao vivo, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O primeiro Dvd do Ilê Aiyê foi dirigido pelo cineasta Pico Garcez, e conta com as participações de Daniela Mercury, Beto Jamaica, Barabadá, Margareth Menezes, Carlinhos Brown e Saulo Fernandes.

Recordistas de indicações deste ano, Caetano Veloso e Gilberto Gil concorrem a três Prêmios cada, sendo que competem um com o outro na categoria melhor cantor de MPB pelo mesmo álbum, “Dois Amigos, um século de música”, além de melhor Dvd e melhor álbum da MPB.

Outros Baianos – na categoria canção popular, o baiano de Feira de Santana, considerado o Pai do Axé Music, Luiz Caldas, concorre com o rei Roberto Carlos e Vander Lee ao prêmio de melhor cantor na categoria Canção Popular, pelo cd ‘Cassino’. Já na categoria MPB, a Bahia é representada pela cantora Virginia Rodrigues, de carreira internacional, que ainda disputa melhor álbum com ‘Mama Kalunga’, produzido por Tiganá Santana e Sebastian Notini.

A rica diversidade musical da Bahia estará presente no 26º Prêmio da Música Brasileira. A banda de rock Maglore, concorre a melhor grupo na abrangente categoria ‘Pop / Rock / Reggae / Hiphop / Funk’, disputando com os veteranos do Titãs e o grupo paulista Funk Como Le Custa. Nesta mesma categoria, Gal Costa concorre a melhor cantora, pelo elogiado álbum ‘Estratosférica’. O cantor, compositor e pesquisador da música brasileira, Roque Ferreira, é um dos indicados a melhor álbum na categoria Samba, por ‘Terreiros’, cd produzido pelo instrumentista Júlio Caldas.

Já na categoria Regional, Xangai, que integra o elenco da telenovela Velho Chico, da Rede Globo, concorre como melhor cantor e melhor álbum, com o disco ‘Xangai’ produzido por Mario Ulloa, violonista e professor doutor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. É nessa mesma categoria que o Ilê Aiyê concorre a melhor grupo, com o dvd ‘Bonito de se ver’, disputando um dos mais importantes reconhecimentos da música do Brasil, com asCatadoras de Mangaba de Sergipe’ e a ‘Cia. Cabelo de Maria’.

Confira trecho de Bonito de ser ver

 

scroll to top