No dia 22 de junho, serão conhecidos os vencedores da 27ª Edição do Prêmio da Música Brasileira, em que Gonzaguinha será homenageado. A cerimônia será no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e terá a presença do bloco afro Ilê Aiyê, como um dos concorrentes. A Banda Aiyê concorre na categoria Melhor Grupo de Música Regional pelo Dvd ‘Bonito de se Ver’, que comemorou os 40 anos de criação do bloco, e foi gravado, ao vivo, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. O primeiro Dvd do Ilê Aiyê foi dirigido pelo cineasta Pico Garcez, e conta com as participações de Daniela Mercury, Beto Jamaica, Barabadá, Margareth Menezes, Carlinhos Brown e Saulo Fernandes.
Recordistas de indicações deste ano, Caetano Veloso e Gilberto Gil concorrem a três Prêmios cada, sendo que competem um com o outro na categoria melhor cantor de MPB pelo mesmo álbum, “Dois Amigos, um século de música”, além de melhor Dvd e melhor álbum da MPB.
Outros Baianos – na categoria canção popular, o baiano de Feira de Santana, considerado o Pai do Axé Music, Luiz Caldas, concorre com o rei Roberto Carlos e Vander Lee ao prêmio de melhor cantor na categoria Canção Popular, pelo cd ‘Cassino’. Já na categoria MPB, a Bahia é representada pela cantora Virginia Rodrigues, de carreira internacional, que ainda disputa melhor álbum com ‘Mama Kalunga’, produzido por Tiganá Santana e Sebastian Notini.
A rica diversidade musical da Bahia estará presente no 26º Prêmio da Música Brasileira. A banda de rock Maglore, concorre a melhor grupo na abrangente categoria ‘Pop / Rock / Reggae / Hiphop / Funk’, disputando com os veteranos do Titãs e o grupo paulista Funk Como Le Custa. Nesta mesma categoria, Gal Costa concorre a melhor cantora, pelo elogiado álbum ‘Estratosférica’. O cantor, compositor e pesquisador da música brasileira, Roque Ferreira, é um dos indicados a melhor álbum na categoria Samba, por ‘Terreiros’, cd produzido pelo instrumentista Júlio Caldas.
Já na categoria Regional, Xangai, que integra o elenco da telenovela Velho Chico, da Rede Globo, concorre como melhor cantor e melhor álbum, com o disco ‘Xangai’ produzido por Mario Ulloa, violonista e professor doutor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. É nessa mesma categoria que o Ilê Aiyê concorre a melhor grupo, com o dvd ‘Bonito de se ver’, disputando um dos mais importantes reconhecimentos da música do Brasil, com as ‘Catadoras de Mangaba de Sergipe’ e a ‘Cia. Cabelo de Maria’.
Confira trecho de Bonito de ser ver