Home » Revista » Ilê Aiyê e Olodum cantam juntos suas histórias e a trajetória do povo negro na Bahia e no Brasil

Ilê Aiyê e Olodum cantam juntos suas histórias e a trajetória do povo negro na Bahia e no Brasil

A apresentação especial é parte do I Encontro das Culturas Negras. O evento conta diversas apresentações artísticos-culturais, oficinas, mesas redondas e plenárias

 

olodumO som dos tambores e a beleza dos movimentos precisos do Ilê Aiyê se unirão ao samba reggae e as letras que retratam a luta e a história das culturas africanas e brasileira do Olodum em um único show, no próximo dia 10 de novembro, às 19h, no Terreiro de Jesus – Pelourinho. A apresentação integra a programação artística do I Encontro das Culturas Negras. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o evento acontece entre os dias 8 e 12 de novembro, em Salvador e Santo Amaro da Purificação, territórios fortemente marcados pelas culturas da diáspora africana.

Entidades com quase meio século de existência, o Ilê Aiyê e o Olodum carregam em sua história a marca das culturas negras, a luta do povo reservado à margem da sociedade. Apesar de trajetórias tão próximas não é possível recordar um momento em que dividiram o palco e se uniram numa só voz, num só canto. “Não recordo quando um encontro desse porte aconteceu. Elas costumam tocar, às vezes, em eventos semelhantes, mas dividindo o palco não é comum”, afirma Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê.

Ilê AiyeA apresentação especial terá duração de duas horas e contará com a presença de 40 músicos, 20 de cada entidade, que farão uma passagem por todo o repertório e pela história dos grupos, revelando através da arte e da música o envolvimento com as lutas e questões que circundam a cultura negra na Bahia, principal matéria-prima do trabalho desenvolvido por estes movimentos.

 

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

scroll to top