Conhecida pela tranquilidade e pelas praias paradisíacas, a Ilha de Boipeba, em Cairu, na Bahia, realizará sua I Festa Literária nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro. Com o tema “Boipeba Lê e tem história para contar”, o evento pretende reunir escritores, artistas, contadores de histórias, jornalistas, tanto da ilha quanto de fora, com o intuito de criar um contexto literário para a ilha, valorizando a cultura local, as histórias que tornam Boipeba um lugar tão especial sem perder de vista as discussões sobre literatura no Brasil.
“É um respiro, uma esperança de cultura nestes tempos tão desmotivantes. Participo de muitos encontros literários pelo Brasil e, pra gente, é uma alegria enorme trazer esse encontro a Boipeba”, comenta Manoela Ramos, escritora, moradora de Boipeba e uma das organizadoras do evento. Na programação, além de mesas literárias, estão previstas a realização de mais 10 oficinas com a Escola Municipal da Ilha, cine-clube, lançamento de livros, apresentações de música, sarau e feira do livro. Entre as participações já confirmadas estão a poeta e MC, Nega Fyah, o escritor Uarlen Becker, Jesse Andarilho, o roteirista Fil Braz, o poeta Lucas Matos, os jornalistas Midiã Noelle e Uran Rodrigues, o escritor e ativista Hamilton Borges, Jaqueline Santana, além de moradores autores locais como Wesley Magno, Érica Lopes, o rapper e poeta Yago Chefe e ainda, a professora e organizadora da festa, Cátia Suzete.
“É um evento que tem a tarefa de inspirar, de promover o desenvolvimento cultural de uma comunidade, de movimentar o turismo e a vida de quem vive na Ilha utilizando a literatura e as artes, em geral, como principal motor. Estamos precisando urgentemente imaginar outras formas de vida, de sociedade e de país e a literatura é nossa aliada. Os livros mudam as nossas vidas”, pontua Gilvan Reis, jornalista e também organizador da Flipeba.
Para acompanhar as novidades e a programação siga o perfil da FLIPEBA no instagram @flipeba