A iniciativa oferece oficinas de educação financeira para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica
“Você vai à praia? Quanto você gasta de cerveja na praia? Antes de chegar ao destino, passe no supermercado e leve a sua própria bebida. E o dinheiro que sobrar, poupe”, essa é a primeira dica do educador financeiro, Jorge Vieira, que estará no próximo sábado (19), das 9h às 12h, ministrando o curso do projeto Educação Financeira da Junte-se – Fawohodie, na Casa do Mídia Étnica, localizada no bairro do Dois de Julho, Centro de Salvador. As inscrições podem ser feitas nesse link: http://migre.me/teGE8, o custo é apenas $20 (vinte reais).
Na programação da oficina serão utilizados exemplos de estratégicas e alternativas para obtenção de renda dentro da realidade dos participantes, no intuito de construir a cultura da melhor gestão do dinheiro. “O mundo nos educou a ter medo de dinheiro, e isso é um problema. Minimamente, a gente precisa de dinheiro para realizar nossos sonhos”, desconstrói Vieira. A ideia é apresentar os tipos de investimentos que aceitam baixo capital, como alternativa vantajosa frente à tradicional caderneta de poupança. “Vamos orientar os indivíduos a se emponderar e tomar conta do seu dinheiro. Partimos da seguinte perspectiva: se a pessoa recebe mensalmente um valor maior do que o necessário para sobreviver, ela já está dentro do jogo”, encoraja.
No primeiro experimento, o Educação Financeira – Fawohodie, treinou os funcionários de Serviços Gerais da Defensoria Publica da União, ensinando a aplicar em fundos de investimentos, com 50 reais apenas.
Fawohodie
Os facilitadores que irão promover a oficina são Jorge Vieira e Ricardo Andrade, ambos com formação no Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia – Ufba. Juntos fazem parte da iniciativa Fawohodie, uma simbologia adinkra – do oeste do continente africano – que significa independência, liberdade e emancipação. É nessa lógica que os facilitadores acreditam na educação financeira como instrumento de empoderamento nas comunidades.
Serviço:
O que: Oficina de Educação Financeira da Junte-se – Fawohodie
Onde: Casa do Mídia Étnica, localizada no bairro do Dois de Julho, Centro de Salvador – tel: 71 30110980
Quando: próximo sábado, 19 de março e 2016, das 9h às 12h.
Quanto: $20 (vinte reais)