Redação Portal Correio Nagô
Estão abertas, até o dia 02 de março, as inscrições para o Capoeira Viva, concurso que visa valorizar a expressão cultural brasileira. Podem se candidatar pessoas físicas, instituições sem fins lucrativos e pessoas jurídicas inscritas na categoria Microempreendedor Individual (MEI). No total, serão selecionadas dez propostas. Os proponentes dos projetos aprovados vão receber o valor de 15 mil reais.
No ano passado (2014), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) consagrou a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Segundo o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, “a capoeira faz parte do imaginário da cidade e deve estar incluída nas políticas culturais. Aos poucos, estamos dando a devida importância para essa arte”, disse. Para o representante regional do Ministério da Cultura da Bahia e de Sergipe, Lula Oliveira, “a capoeira é uma linguagem que dialoga com muitos países e leva a Bahia para os diferentes continentes, contribuindo com a internacionalização da cultura do nosso país”, pontua.
A ficha de inscrição e o edital do Capoeira Viva estão disponíveis no www.capoeiraviva.salvador.ba.gov.br. Interessados podem cadastrar, também, através do site www.cadastrocapoeira.salvador.ba.gov.br, as suas instituições de capoeira na ação Capoeira de Salvador.