As inscrições para a atividade realizada pelo Grupo Nata já estão abertas e seguem até o dia 13 de dezembro
Redação Correio Nagô – No último mês de 2013, o Teatro Castro Alves abriga novas atividades que integram a ocupação artística prevista no Edital TCA.Núcleo 2013 que teve como vencedor o grupo Nata – Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas, com direção de Fernanda Júlia. Entre os dias 16 e 18 de dezembro, das 9h às 13h, será realizada a Oficina de Produção Literária: Poéticas Urbanas e Exú, ministrada pelo ator e dramaturgo Daniel Arcades, integrante da companhia teatral.
As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 13 de dezembro. A atividade dispõe de apenas 20 vagas. De acordo com a organização, é importante que os participantes tenham disponibilidade para a participação da 3ª e última edição do Sarau Noites Afro-poéticas, no dia 19 (quinta), às 20h, noJardim Suspenso do TCA. Os Selecionados serão avisados por email no dia 13 (sexta) e terão seus nomes divulgados no blog: www.tcanucleo2013.blogspot.com.
“A ideia central do curso é construir propostas literárias que dialoguem com a urbanidade em texto, imagem e ação, dialogando também com uma característica básica de Exu – grande referência da comunicação nos Itãs africanos. A oficina pretende dialogar com Itãs da tradição oral africanos e afro-brasileiros e a construção poética contemporânea, associando a prática da escrita e o exercício da oralidade como performance para um texto literário, além de expor um panorama da literatura contemporânea e seu diálogo com a rua e a cidade”, destaca a organização do curso.
Comandado pelo grupo Nata – Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas, com direção de Fernanda Júlia, o projeto traz neste mês de dezembro, além desta oficina de literatura negra, uma curta temporada da peça Abismo e três edições do Sarau Noites Afropoéticas. As atividades do TCA.NÚCLEO 2013 tem entrada gratuita ou a preços populares. O Edital é uma realização do Teatro Castro Alves, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)e da Secretaria de Cultura (SECULT-BA).