Até esta sexta-feira (03), o Bloco Afro Muzenza do Reggae recebe inscrições online para o 33ª edição do Concurso Muzembela. A escolhida será a rainha do bloco do carnaval de 2017.
Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e não ter vencido em 1° ou 2° lugar na edição do ano anterior. O Concurso Muzembela vai premiar da 1° a 3° colocação.
No ano de 1981, o Muzenza surgiu com o compromisso de abrir espaços para a participação do povo negro em atividades carnavalescas de Salvador, “em um período onde o negro era subjugado ao papel de ter sua participação na festa como mero ator”, diz o presidente do bloco, Jorge Santos.
As candidatas precisam ler o regulamento e preencher o formulário online, para garantir a inscrição.
Jorge Santos lembra que o Muzembela teve sua primeira edição no ano de 1984, com o propósito “de exaltar a beleza da mulher negra, elevar a sua autoestima e afirmá-la como mulher poderosa”.
“Os cabelos trançados e o incentivo de reconhecer sua identidade enquanto Negro abriu o debate da aceitação de quem e como você é. Esta proposta que o Muzenza irá manter com a realização do evento, promovendo a ampliando a participação dos suas associadas femininas que se fazem presentes desde sua fundação”, finaliza.
O concurso terá três etapas:
Inscrições, exclusivamente online;
Pré-seleção no dia 6 de fevereiro no Instituto Mídia Étnica, localizado na Rua Areal de Baixo, 6, Dois de Julho;
Seleção dia 14 de fevereiro (terça-feira), na Praça Tereza Batista, Pelourinho. Neste dia se definirá a Muzembela. Os jurados irão pontuar performance, figurino e desenvoltura das candidatas.
Joyce Melo é repórter do Correio Nagô